Câmara de LOUVEIRA sedia palestra sobre Sustentabilidade na Semana do Meio Ambiente

Para marcar as comemorações em torno da Semana do Meio Ambiente em LOUVEIRA, a Câmara de LOUVEIRA, por meio da Comissão Integrada de Qualidade, Saúde e Meio Ambiente, realizou na semana passada, palestra sobre Sustentabilidade com o secretário Municipal de Gestão Ambiental, Cláudio Scalli, direcionada aos servidores do Legislativo. O presidente da Câmara, vereador Laércio Neris (PTB), conduziu os trabalhos junto com o Diretor da Casa, Thiago Rigamonti.

Laércio Neris lembrou que a Secretaria de Gestão Ambiental vem desenvolvendo um ótimo trabalho no município, especialmente de conscientização sobre a preservação ambiental, que culminou com a elaboração do novo Plano Diretor de LOUVEIRA, onde esse tema recebeu grande atenção. Cláudio Scalli, que é membro dos conselhos Municipal, Estadual e Federal do Meio Ambiente, possui larga experiência nesta área e ao iniciar sua palestra elogiou os esforços que a Câmara vem fazendo em benefício da preservação e reciclagem de materiais descartáveis.

Depois de apresentar um vídeo educativo, Cláudio frisou que tudo o que o ser humano precisa vem da natureza, mas é necessário utilizar os recursos naturais com sabedoria, para evitar que se esgotem nos próximos anos. O secretário ainda destacou que o trabalho de preservação não pode ficar apenas nas palavras, pois são necessárias  ações concretas. “Aqui em LOUVEIRA temos feito muita coisa”, disse Cláudio. “Nosso Plano Diretor recebeu uma revisão ambientalmente adequada, hoje 58% do nosso território é área de mananciais”.

O secretário listou outros projetos ambientais em andamento na cidade, como o Resgate da Fauna, IPTU Verde, Selo Verde, Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), Coleta Seletiva, Arborização Urbana, Licenciamento e Fiscalização Ambiental, entre outros. Junto com os funcionários do Legislativo estavam os alunos da Escola Municipal Francisco Pagotto, do Residencial Cavalli, que participavam do Programa Conhecendo a Câmara. Atentos às informações, as crianças participaram com perguntas e respostas.

VISITA E PALESTRA

Mais de 50 alunos dos quartos anos A e B da escola Frederico Pagotto, do Residencial Cavalli, participaram do programa Conhecendo a Câmara, realizado pela Câmara de LOUVEIRA. O objetivo da visitação é explicar o funcionamento do Poder Legislativo e as funções de um vereador. Durante a visita, os alunos também participaram da palestra sobre o Meio Ambiente que estava ocorrendo no plenário.

As crianças, que estavam acompanhadas pelas professoras Elisabete e Denise e pela coordenadora Fernanda, receberam instruções sobre cidadania, divisão de poderes e entender a função do Executivo, Legislativo e Judiciário. O grupo visitou a instalação do estúdio da TV Câmara, salas administrativas, presidência e auditório Vereador Jacyr Dinofre. Para finalizar, participou da palestra sobre Meio Ambiente no plenário Vereador José Chiquetto, ocasião em que as crianças receberam uma revista com linguagem infantil sobre o poder Legislativo. Durante a visita, o presidente da Casa, vereador Laércio Neris (PTB) conversou com as crianças, respondendo diversas perguntas diante de tamanha curiosidade dos pequenos. Agradeceu a presença de todos e afirmou que o programa é de muito importante para conscientizar as pessoas sobre o papel do Legislativo e proporcionar informações para as crianças aprenderem, desde cedo, como participar ativamente das decisões da cidade.

Grupos interessados em fazer uma visita monitorada do Conhecendo a Câmara de LOUVEIRA, basta ligar para 3878-9420 e realizar seu agendamento.

Autor: Geraldo Maia 62

Compartilhe esta notícia no
468 ad