Câmara de VINHEDO sedia 3ª Reunião e Assembleia Geral do Parlamento Metropolitano da RMC

Na manhã dessa sexta-feira (7), a Câmara de VINHEDO sediou a 3ª Reunião e Assembleia Geral do Parlamento da Região Metropolitano de Campinas (RMC). O parlamento reúne os presidentes da Câmara e demais vereadores das 20 cidades que compõe a RMC.

Compôs a mesa de honra o presidente da Câmara de VINHEDO, vereador Edu Gelmi (MDB); o presidente do Parlamento Metropolitano e da Câmara Municipal de Indaiatuba, Hélio Ribeiro (PSB); o prefeito de VINHEDO, Jaime Cruz; o 2º vice-presidente do Parlamento Metropolitano e presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara D’Oeste, Felipe Sanches (PSC); o 1º secretário do Parlamento Metropolitano e presidente da Câmara Municipal de Holambra, Janderson Ribeiro (PP); e a vereadora vinhedense Flávia Bitar (PDT).

Da Câmara de VINHEDO, também participaram da reunião os vereadores Carlos Florentino (PV), Nil Ramos (PSDB), Paulinho Palmeira (PV), Rui “Macaxeira” (PSB) e Valdir Barreto (PSOL).

“Hoje nós teremos uma reunião diferente, dividida em três momentos: a reunião da assembleia, a reunião ordinária e a palestra sobre Políticas Públicas em Defesa da Mulher”, explicou o presidente do Parlamento, Hélio Ribeiro, ao abrir a reunião.

O presidente da Câmara de VINHEDO Edu Gelmi, enfatizou o prazer em sediar a reunião e lembrou que o legislativo vinhedense está alinhado com as políticas públicas em defesa da mulher. “É um grande prazer receber reunião de tamanha importância em nossa Casa. Nossa região é afortunada, mas não podemos negar que passamos por inúmeras dificuldades, que devem ser discutidas e superadas. Devemos lembrar que essa Câmara aprovou a criação de uma Procuradoria da Mulher, exemplo de política pública em defesa da mulher, que é um dos temas do nosso encontro de hoje e que deve ser pauta constante em nossa região”.

O prefeito de VINHEDO, Jaime Cruz, destacou a importância do Poder Legislativo. “Fui vereador por três mandatos, já presidi a Câmara, mas não época ainda não existia o Parlamento Metropolitano. A Câmara é a ressonância das grandes demandas da população, e daqui que saem as diretrizes para o município. Parabenizo o presidente Edu Gelmi, que está democratizando a Casa de Leis, que é a Casa do Povo, onde a democracia deve prevalecer”.

Pela Assembleia Geral, o Parlamento tratou do projeto regional do Parlamento Jovem da RMC, deliberou sobre filiação e contribuição associativa e definiu as equipes de trabalho das Comissões Temáticas.

As Comissões Temáticas serão compostas por três membros: coordenador, coordenador-adjunto e secretário. No encontro, foi definido que a Comissão de Proteção à Mulher será formada por Flávia Bitar como coordenadora e pela vereadora de ITATIBA, Deborah Oliveira (PPS), como coordenadora-adjunta. A secretária ainda será definida.

Na sequência, a advogada Bárbara Machado Franceschetti, presidente da Comissão de Cultura e Eventos da OAB VINHEDO/LOUVEIRA, palestrou sobre o tema Políticas de Prevenção à Violência Doméstica com Base na Educação. “O Brasil é o 5º país do mundo em registros de casos de violência contra a mulher e, embora as mulheres correspondam a 52% do eleitorado, apenas 16% dos cargos eletivos são ocupados por elas. Esses dados são importantes para entender a desigualdade de gênero. A violência pode se dar na forma física, moral e até patrimonial. Essa violência traz conseqüências físicas e psicológicas não só à vítima, mas a toda família, em especial aos filhos. Isso deve ser combatido por políticas públicas, facilitando os meios de acesso da vítima aos canais de denúncia, de amparo. A Procuradoria da Mulher já existe em alguns municípios, e recentemente foi implantando em VINHEDO. Esse é um canal que as Câmaras poderão encaminhar denúncias, ajudar no atendimento às vítimas e promover estudos e desenvolvimentos de políticas públicas para combate à violência contra a mulher”.

Após a palestra foi aberta a palavra aos vereadores presentes para tratar livremente dos temas abordados na reunião.

Autor: Geraldo Maia 62

Compartilhe esta notícia no
468 ad