LOUVEIRA: Morte por Febre Amarela intensifica vacinação no município

No dia 17 de outubro, o primeiro caso humano de morte por Febre Amarela no município de IATIBA, que faz divisa com LOUVEIRA e Jundiaí, deixou a Secretaria de Saúde de LOUVEIRA em alerta contra a doença. Por este motivo, a orientação é que todos os louveirenses que ainda não tomaram a vacina, procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, especialmente os que residem em área rural ou perto das áreas de mata.

A Secretaria de Saúde do município ressalta que é de extrema importância neste momento que todas as pessoas tomem a vacina e informa que continua disponível nas unidades básicas de saúde (UBS). Apenas uma única dose é recomendada para ser imunizado contra a doença, independente da data que recebeu a vacina. Todos devem ser vacinados para a prevenção da doença; exceto bebês menores de 9 meses, gestantes, mulheres que estão amamentando, pessoas com doenças graves de baixa imunidade ou que usem altas doses de medicação que afetem a imunidade, e pessoas com histórico de reação alérgica grave a ovo. A orientação da Secretaria de Saúde para quem não pode tomar a vacina é de evitar frequentar áreas de risco para a doença, mais especificamente áreas de mata; se for realmente necessário, deve-se usar repelente e reaplicar de acordo com a recomendação do fabricante, optar por roupas que cubram a maior parte do corpo e utilizar telas nas janelas. Vale lembrar que a doença pode evoluir para formas graves e até mesmo óbito. Somente no Estado de São Paulo já foram confirmados 16 casos de óbito humano por Febre Amarela.

CAMPANHA

A partir do primeiro caso confirmado por morte em macaco em VINHEDO no mês de abril, LOUVEIRA iniciou a campanha de vacinação com o esquema ‘casa a casa’ para a população rural, considerada como a população de maior risco para a doença. Nesta ação foram vacinadas 4.500 pessoas.

Até o momento no município de LOUVEIRA não há registro de casos humanos ou óbitos por Febre Amarela. No entanto já foram confirmadas 24 mortes de macacos que estavam contaminados com a doença na cidade, mais especificamente nos bairros Capivari, Faixa Azul, Barreiro, Cestaroli, Luiz Gonzaga, Estiva, Sagrado Coração de Jesus, Jardim Nova América, Abadia, Engenho Seco, Arataba e Monterrey, o que significa que o vírus causador de Febre Amarela já circula no município.

Confira abaixo os dias e horários de vacinação nas UBS:

  • CSIII: segunda a sexta das 9h às 19h (HORÁRIO AMPLIADO)
  • PAS: segunda a sexta das 9h às 15h
  • Burck: segunda a sexta das 9h às 15h
  • Vista Alegre: segunda a sexta das 9h às 15h
  • Monterrey: segunda das 8h às 12h

Autor: Julliano Gasparini

Compartilhe esta notícia no
468 ad