LOUVEIRA: Município ‘Verde Azul’, ‘Natal Feliz’ e Brumadinho na 1ª sessão louveirense do ano

Laércio Neris fez seu discurso de posse como novo presidente da Câmara

Na 1ª Sessão Ordinária realizada terça-feira (5), no plenário da Câmara Municipal de LOUVEIRA, não teve Ordem do Dia, com projetos a serem discutidos e votados, mas teve ‘discurso de posse’, proferido pelo novo presidente da Casa de Leis para o biênio 2019/20, vereador Laércio Neris, e transcorreu em um clima de tranqüilidade com um público silencioso fazendo coro às poucas falas de vereadores, a maioria destinadas a comentar as três Moções apresentadas pelos vereadores Leandro Lourençon (PSDB), Hélio Rocha (PTB), e Nilson Cruz (PSD) com o apoio da vereadora Priscila Finamore (PRB).
A primeira Moção apresentada, debatida e aprovada por unanimidade, teve como autor o vereador Leandro Lourençon, dando continuidade ao projeto ‘Natal Feliz’, iniciado há oito anos pelo seu falecido irmão e também vereador, Reginaldo Lourençon. A Moção, de aplausos e congratulações, foi direcionada às empresas Mielle Brinquedos, de LOUVEIRA, e a Zuca Toys, sediada na cidade de Itatiba. O vereador Leandro contou que o projeto foi criado por seu irmão Reginaldo, falecido em 2015, com o objetivo de levar mais alegria às crianças carentes de LOUVEIRA no período festivo do final de ano. A participação de voluntários e empresários que se dedicam ao espírito de doação é que mantém e faz crescer, a cada ano, o Projeto Natal Feliz. Leandro destacou a participação das empresas Mielle Brinquedos, Zuca Toys e SteckVet e o trabalho desenvolvido pelas pessoas que colaboram com o sucesso do evento. Também foram citados os nomes dos seguintes voluntários: Cleber Forte, Clóvis Carmelo, Elaine Maraia, Geovana Maraia Carmelo, Gustavo Maraia Carmelo, Igor D’attoma, Érica Anselmo,  Marineide Alves de Oliveira, Jamily Alves de Oliveira , Isabel Ramires Lourençon, Dorival Lourençon, Antonio Garibaldi e Jaqueline Dias Barbosa Tosse.
VERDE AZUL
Também de congratulações e aplausos foi a Moção de autoria do vereador Hélio Rocha dirigida ao prefeito Júnior Finamore (PTB) e ao secretário de Gestão Ambiental, Claudio Scalli, pela inédita certificação Município ‘Verde Azul’ conferida pela primeira vez à cidade de LOUVEIRA. Acompanhado por um público de quase vinte pessoas, provavelmente servidores da Prefeitura, o secretário Scalli deve ter ficado um tanto desconfortável ao ouvir do vereador e vice-presidente Nilson Cruz (PSD) sobre a enorme quantidade de lixo e entulho espalhados pelas ruas da cidade.

Nilson criticou o secretário e disse que cidade virou um ‘lixão’

“Parabenizo o secretário pelo inédito certificado Verde Azul, pois na hora de elogiar devemos fazê-lo, mas também criticar de forma construtiva, por isso trouxe essas fotos (mostrou as imagens no telão) para que o secretário veja a quantidade de lixo e entulho espalhados pela cidade que já começa a ser chamada de ‘Município Lixão’”, criticou Nilson. No final do ano passado, LOUVEIRA foi reconhecida pelo governo do Estado de São Paulo pela eficiência na gestão ambiental e recebeu a Premiação do Programa Município VerdeAzul (PMVA) pela primeira vez em sua história. O vereador Helinho destacou que o projeto lançado há 11 anos tem como objetivo estimular, auxiliar e reconhecer a eficiência das prefeituras paulistas na elaboração e execução das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. Em 2018, aproximadamente 60 Prefeituras de todo o Estado atingiram nota superior a 80 pontos e receberam o certificado.

BRUMADINHO
Coube também ao vereador Nilson Cruz a autoria da Moção de Apoio e Solidariedade ao município de Brumadinho (MG) em razão da tragédia ocorrida no dia 25 de janeiro do ano em curso com o rompimento de uma barragem de mineração que vitimou centenas de pessoas. A moção recebeu o apoio da vereadora Priscila Finamore e foi aprovada por unanimidade.
PASSE LIVRE
Nilson Cruz ainda indicou à Prefeitura Municipal de LOUVEIRA que sejam adotadas as medidas necessárias no sentido de enviar para a Câmara Municipal uma propositura criando dispositivos normativos que isentem as pessoas carentes e portadoras de deficiência residentes no município, da cobrança de transporte municipal, bem como fixando critérios socioeconômicos para poder gozar de tais benefícios.

Rodrigão pediu mais segurança nos bairros rurais e afastados

SEGURANÇA
Preocupado com a segurança na cidade, notadamente nos bairros mais afastados o Centro, o vereador Rodrigão (PSD) solicitou à Prefeitura que sejam tomadas as devidas e necessárias providências para que seja reativado o Posto da Guarda Municipal no Bairro Monterrey, com Platão de 24 horas. Rodrigão chamou a atenção dos moradores desses bairros, principalmente do Monterrey por causa de vários crimes cometidos no local, mas que por não terem registrado o Boletim de Ocorrência (BO) inviabiliza a ação investigativa do corpo com a conseqüente prisão dos infratores.
PÊSAMES
Quatro Requerimentos, todos de pêsames, de autoria de todos os vereadores, foram endereçados às famílias enlutadas pelo falecimento de Glória Massoni, Eloina de Souza, Miguel Omissolo e Antonio Roberto.

Autor: Geraldo Maia 62

Compartilhe esta notícia no
468 ad