LOUVEIRA: Vereadores aprovam ‘Campanha de Doação de Sangue’ no período de Carnaval

A oitava sessão ordinária do ano da Câmara de LOUVEIRA, realizada na noite de ontem, terça-feira (14), teve a apreciação, discussão e votação de apenas um Projeto de Lei (PL). O PL 13/2019, do vereador do PSD Rodrigão, que institui no município a campanha “Carnaval Solidário – Preserve a vida, doe sangue”, foi aprovado com 12 votos favoráveis. A ideia do parlamentar é aumentar o estoque de sangue em hospitais com UTI e que recebem pacientes louveirenses, como o hospital São Vicente de Paulo, em JUNDIAÍ, próximo ao Carnaval. Nesta época, aumentam o número de acidentes automobilísticos e a procura por sangue por parte das vítimas, reduzindo assim a quantidade de bolsas no estoque do hemocentro.

Como um projeto do Poder Legislativo não pode trazer custos ao Executivo, a propositura que quebrar este princípio pode ser considerada inconstitucional. Pode ser o caso do PL de Rodrigão, que exige do organizador da campanha o custeio, por exemplo, de pães, bolachas, sucos e café, a serem servidos às pessoas que acabam de doar sangue. Daí a preocupação dos parlamentares de que o prefeito Júnior Finamore vete o projeto aprovado na Câmara nesta terça, se for orientado pelo departamento jurídico do Executivo.

É consenso na cidade e na Casa de Leis de que a essência da proposta é muito nobre e válida. Porém, teme-se que, neste caso, o Legislativo tenha que votar o veto do prefeito, como na sessão anterior da Casa, em 30 de abril. Na ocasião, os vereadores disseram “sim” ao veto de Finamore à lei 4/2019, referente à colocação de cartazes orientando sobre a Manobra de Hemlich (que serve para desengasgar pessoas).

Projeto de doação de sangue é do vereador Rodrigão

Na terça (14), os vereadores trocaram ideias sobre o projeto de Rodrigão e o emedebista Luiz Rosa retrucou um trecho da fala do autor da proposta. “Vereador Rodrigão, este projeto gera custo sim”. Em seguida, o parlamentar Nilson Cruz (PSD) emendou, com certo ar de preocupação: “Que esta proposta seja sancionada pelo prefeito de LOUVEIRA”.

 

Emedebista Luiz Rosa fez indicação ao Executivo para que LOUVEIRA tenha um programa de ações educativas sobre higiene bucal

NÃO É FÁCIL
Luiz Rosa então falou que o projeto tem perfil de ser viabilizado pela iniciativa privada, não pelo governo municipal. “Não é fácil incentivar essa doação de sangue. Por três anos, ajudei a Assembleia de Deus a promover iniciativa como essa, inclusive eu doei sangue”, ponderou Rosa. Rodrigão fez mais uma observação a respeito. “Vou tentar levar para frente esta ideia para que todas as sete cidades do Aglomerado Urbano de JUNDIAÍ (AUJ) se mobilizem de forma conjunta para que a campanha de doação de sangue possa ser feita”.

A discussão do tema prosseguiu por parte dos vereadores e Luiz Rosa finalizou: “O projeto está instituindo o que já existe”. Rodrigão voltou a pedir a palavra. “Mas existe este tipo de campanha nesta data, na época do Carnaval”?

REGIMENTO INTERNO
Deu entrada na sessão desta terça da Câmara de LOUVEIRA o projeto de resolução número 4, assinado por sete parlamentares, que institui o novo regimento interno da Casa. Trata-se de uma versão atualizada do conjunto de normas para o bom funcionamento do Legislativo, referente às sessões quinzenais, à ordem dos itens da pauta etc. O projeto está em tramitação e não tem data definida para ser apreciado e votado.

Três requerimentos foram aprovados no evento desta semana, que durou uma hora e meia. Todos são de pesar pelas mortes de José Antônio Cavalli (em 11 de maio), José Antônio Polozzi (7 de maio) e Pedro Luiz Martins Cruz (26 de abril).

LADEIRA 71 ANOS
Os parlamentares também aprovaram a moção de congratulações, aplausos e reconhecimento à direção, professores e alunos da Escola Estadual Professor Joaquim Antonio Ladeira, localizada na Vila Bossi. Um grupo representando a instituição foi à Câmara e tirou fotos com os representantes da população no plenário da Casa. A escola completa 71 anos de existência no próximo dia 29.

A próxima reunião quinzenal do Legislativo de LOUVEIRA acontece no dia 28 de maio, às 18h30.

(PAULO BEHR FERRO – repórter correspondente da FOLHA NOTÍCIAS)

Alunos, professores e diretores da escola estadual Joaquim Antonio Ladeira posam para foto com vereadores, que aprovaram moção de congratulações pelos 71 anos do colégio, a serem comemorados no próximo dia 29

Autor: Geraldo Maia 62

Compartilhe esta notícia no
468 ad