REGIÃO: Atleta de VINHEDO é campeã de beach tennis

Em 1994, a tenista paulistana Ana Paula Credidio Fernandes, de 45 anos, trocou a vida agitada na Capital pela tranquilidade e a beleza de VINHEDO. As mudanças em sua vida não pararam por aí. Nove anos mais tarde, abriu uma academia no “Principado”, no bairro Cachoeirinha, e conheceu, em 2015, o beach tennis (tênis de praia), esporte em que o praticante tenta marcar pontos e vencer no piso de areia, não no saibro (terra batida) ou no piso sintético. Foi amor à primeira vista, da mesma forma que a paixão por VINHEDO tomou conta dela.

Desde o ano passado, Ana Paula pratica o beach tennis, tendo transformado uma das quadras de saibro de seu empreendimento em seis espaços com piso de areia. A atleta jogou na quadra desde garota, tendo atuado profissionalmente dos 19 aos 25 anos. “Tive contato com o jogo da praia em Santos, quando estava passeando pelo litoral, e me apaixonei pelo beach tennis. É uma modalidade muito mais fácil de praticar, mais legal e mais democrática. Normalmente, adultos, crianças e idosos jogam o tênis de praia”, revela a “vinhedense adotada”, que em março deste ano receberá da Federação Paulista de Tênis (FPT) o prêmio de melhor jogadora da nova modalidade de 2018.

Quando era juvenil, Ana chegou a vencer disputas importantes na quadra. “Ganhei campeonatos paulistas e brasileiros. Por ter a habilidade e o conhecimento do tênis, minha ‘migração’ para o beach tennis foi mais fácil. Acho que fiquei mais jovem atuando no piso de areia”, brincou a atual líder do ranking paulista da categoria Master 40+.

Ana Paula deu uma guinada em sua carreira e em seu negócio, a Arena VINHEDO, e aposta no crescimento da nova modalidade para aliar a satisfação profissional com o esporte que aprendeu a adorar. “Já tenho 200 sócios na arena, sendo 60 crianças. O beach tennis é uma das modalidades que mais cresce no mundo nos últimos anos, justamente por ser mais acessível e uma forma de lazer nova, que caiu no gosto das pessoas. Em minha arena, várias aulas vão até 22h, porém é comum atletas ficarem nas quadras até depois do horário normal”.

A atleta se formou em Educação Física, com especialização em tênis de quadra, e admite que hoje está totalmente realizada. “Adoro o esporte e a cidade. Não saio mais de VINHEDO”, reforçou Ana Paula, que está definindo seu calendário de torneios para 2019. “Este ano, quero disputar os campeonatos do ITF Beach Tennis Tour, circuito com etapas no Brasil e em outros países. Até agora, já decidi que me inscreverei num torneio no Rio de Janeiro, em abril, e em outro em Aruba, em novembro. Toda a programação do ITF será divulgada ainda em janeiro”, completou.

REFERÊNCIA NO INTERIOR

A Arena VINHEDO possui 220 praticantes de beach tennis, entre profissionais e amadores. Funciona como um centro de treinamento (para aulas) e “point” de jogos (Clubinho) e é referência no interior de São Paulo, com quatro professores/atletas especializados e um preparador físico, responsável pelos treinos específicos na areia.

Ana Paula Credidio Fernandes sempre fez um trabalho de base com crianças a partir de 7 anos e, com a crescente do beach tennis no país, sua arena é o ponto de encontro de crianças e adolescente entre 6 e 17 anos que planejam um futuro próspero no esporte. A atleta e seu empreendimento são patrocinados pela marca italiana de raquetes Top Grip.

A Arena VINHEDO fica na Rodovia Edenor João Tasca, 994, no Bairro Cachoeirinha, e seu telefone para contato é (19) 99649-9168. Os horários de funcionamento são: segunda-feira, das 18h às 22h; de terça a sexta, das 9h às 22h; sábado, das 9h às 18h; e domingo, das 9h às 13h.

Autor: Geraldo Maia 62

Compartilhe esta notícia no
468 ad