VALINHOS: Atleta valinhense é bronze em Sul-Americano na Argentina

giovanna-sulamericano-2A atleta valinhense, Giovanna Braz Domene, de 17 anos, correu nos 2.000 metros com obstáculos em sua primeira prova internacional, no Sul-Americano, na cidade de Concórdia, Argentina, dia 12 de novembro.  Giovanna foi a terceira melhor da competição, com medalha de bronze, na categoria Sub-18, com o tempo de 7’19”25, batendo seu próprio índice.

Para a atleta, que treina no Colégio Visconde de Porto Seguro e representa VALINHOS em competições em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, foi emocionante participar pela primeira vez de uma competição internacional. “Acreditei que seria possível melhorar ainda mais minha marca nos 2.000 com obstáculos e consegui”.

Giovanna contou que estudou os índices de sua principal concorrente na corrida, a argentina que garantiu o título, Baiocchi Clara Macarena, e que ficou bem atrás dela nas primeiras três voltas.

giovanna-sulamericano-1“Mas me desestabilizei na quarta volta em dois momentos e a colombiana acabou me passando. Cheguei a ficar triste, mas quando fui para a premiação e subi no pódio, na terceira colocação, me realizei e me senti muito feliz. Agora vou começar a treinar forte de novo para melhorar meus índices nos 800 e 1.500 metros rasos e também nos 3.000 com barreiras, minha próxima categoria no Sub-20”, adianta a atleta que também está em busca de patrocinadores.

A conquista para representar o Brasil no Sul-Americano foi possível após a atleta sagrar-se campeã no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-18,  na corrida de 2.000 metros com obstáculo, com o tempo de 7’25″58, no dia 16 de outubro, em São Bernardo do Campo.

SAIBA MAIS
O Sul- Americano da Argentina foi realizado nos dias 12 e 13 de novembro. A Seleção Brasileira de atletismo era a favorita da competição por ter sido campeã geral na edição anterior e novamente repetiu o resultado como campeão geral com a soma de 303 pontos na classificação final, seguido por Colômbia com 195 e Equador com 157. O Brasil ainda ganhou na categoria masculina com 206 pontos e pegou 3º lugar no feminino com 97. Participaram a Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Argentina. Os 35 atletas da seleção brasileira, 18 homens e 17 mulheres, faturaram 36 medalhas, sendo 19 ouros, nove pratas e oito bronzes.

giovanna-sulamericano-3

giovanna-sulamericano-4

Autor: Maria Rita

Compartilhe esta notícia no
468 ad