VINHEDO: Cetesb vai fiscalizar Cemitério para atestar se há contaminação do solo

O juiz Evaristo Souza da Silva, da 3ª Vara de Justiça de VINHEDO, deu prazo de 20 dias, para que a Cetesb apresente data para perícia técnica no Cemitério Municipal de VINHEDO, por conta da possibilidade de contaminação do solo por necrochorume. A suspeita é que a contaminação possa ter atingido o ar e o lençol freático  Para o juiz, a Cetesb tem entre suas atribuições a fiscalização e controle da poluição do solo e, assim, deve realizar a perícia. A Cetesb diz que aguarda a notificação oficial da Justiça.

O necrochorume é um líquido composto por água, sais minerais e substâncias orgânicas, oriundo do processo de decomposição dos cadáveres, e altamente contaminante ao solo e aquíferos subterrâneos.

A Prefeitura de VINHEDO informou que  a determinação da Justiça é sequência de acordo entre o Poder Público e a Associação Paulista para a Gestão de Águas, em dezembro do ano passado. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, ainda que ficou acertado que haveria uma perícia a ser feita por órgão estadual competente, mas isso ainda não havia ocorrido.

(Fonte: PMV/Cetesb/Blog Rose)

Autor: Geraldo Maia 62

Compartilhe esta notícia no
468 ad