VINHEDO: Crianças receberão CNH Mirim e aplicarão multas simbólicas aos responsáveis que praticarem infrações na Campanha ‘Maio Amarelo’

A Prefeitura de VINHEDO, por meio das secretarias de Transportes e Defesa Social e de Educação, em parceria com o Detran, realizará ações intensivas de conscientização, com alunos da Rede Municipal, para redução de acidentes de trânsito em apoio ao movimento Maio Amarelo. “Nosso foco é mostrar para a população o quanto um veículo mal conduzido pode ser perigoso, o que muitas pessoas não enxergam e acabam cometendo imprudências no trânsito. Conscientizando as crianças de forma efetiva, nós também alcançamos os pais”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

A marca do movimento Maio Amarelo é a prevenção de acidentes. Segundo o Dentran, ao usar o celular no trânsito, o motorista aumenta em 400% o risco de se envolver em uma colisão. Essa atitude é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, vitimando cerca de 150 motoristas por dia e 54 mil anualmente, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Para trabalhar essas questões e formar, desde já, bons condutores ao volante, a Secretaria de Transporte criou um percurso em lona, simulando um trajeto viário com sinalizações verticais e horizontais, lombada, faixa de travessia de pedestre, calçada, estacionamento regulamentado para uso exclusivo de escolares, deficiente, semáforo e, sete veículos de papelão, para percorrer todas as escolas municipais de VINHEDO.

 Em cada visita, a equipe simulará com os pequenos situações corriqueiras do trânsito, onde eles serão protagonistas, tanto como motoristas, quanto pedestres e desta forma aprenderão, de forma lúdica, a importância do conhecimento e respeito às regras de circulação, principalmente em locais de grande fluxo de pedestres e crianças.

 Dentro do projeto de conscientização, foi criado também o CNH Mirim e Multa Mirim. Cada aluno que completar o trajeto fictício receberá a CNH como reconhecimento da participação e contribuição com a campanha. Já o talonário de multas servirá para que as crianças coloquem em prática todo o conhecimento adquirido durante a ação e repliquem aos seus responsáveis a necessidade de preservar a vida respeitando as regras do trânsito. Esta ação se estenderá também às escolas particulares e estaduais, caso as instituições manifestem interesse junto à Secretária de Transportes. Além do trabalho desenvolvido com as crianças, serão realizadas ainda divulgações nos semáforos com materiais ilustrativos da campanha, disponibilizados pelo Detran, durante todo o mês de maio até setembro, quando se comemora o Dia do Trânsito.

MAIO AMARELO

 O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza, a cor amarela foi escolhida para representar a campanha por simbolizar no semáforo a atenção, sinalização e advertência no trânsito.

Autor: Geraldo Maia 62

Compartilhe esta notícia no
468 ad