VINHEDO: Em Audiência da Saúde, ‘Doca’ assume presidência de Conselho

Participação popular na Audiência Pública

Ao apresentar o relatório de atividades do 1º quadrimestre de 2018, em Audiência Pública, o secretário de Saúde de VINHEDO, o médico Alexandre Viola, discutiu a comparação sobre a situação da área hoje, no igual período do ano passado. “É uma comparação injusta porque todos sabem que quando assumi, o prefeito Jaime Cruz entrou com o ‘decreto de austeridade’ suspendendo contratos, o que atrapalhou a entrega de insumos e medicamentos e a prioridade de manter a Santa Casa de VINHEDO aberta a todo custo. Já em 2018 é bem diferente porque trabalho com um orçamento criado na minha gestão, e hoje podemos ofertar uma quantidade de saúde que contempla mais as necessidades da população com relação a 2017 com uma qualidade de serviço maior e ascendente”, observou Alexandre Viola.
Na direção dos trabalhos da Audiência, o vereador Edu Gelmi (MDB), atual presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de VINHEDO, junto com os colegas Rui ‘Macaxeira’ (PSB) e Geraldinho Cangussú (PV). A lamentar a pouca presença de vereadores da Casa de Leis, principalmente os da oposição, já que o assunto saúde (notadamente os medicamentos) vem sendo abordado com certa veemência por parte dos parlamentares. Para o secretário Viola, a saúde de VINHEDO tende a melhorar priorizando a atenção básica e o programa Saúde na Família. “Teremos no segundo semestre a nova UBS na Rua do Café, na Capela, e a UPA também na Capela. Estamos ampliando a oferta de serviços à população com redução de custos, isso é sucesso em qualquer tipo de gestão. Essa proposta foi por mim apresentada ao prefeito que acreditou, e os resultados estão aí para todos verem: são mais de R$ 8 milhões de economia que serão aplicados na própria Secretaria de Saúde contratando mais médicos e no PA resolutivo, onde a pessoa é atendida, faz seus exames e é encaminhada para o que for mais adequado. E podemos dizer que hoje VINHEDO tem um hospital viável, seguro, qualificado para atender as necessidades da população”, garante Dr. Alexandre Viola, secretário municipal de Saúde de VINHEDO.
Durante a Audiência Pública de Saúde foi apresentada pelo secretário Dr. Alexandre Viola, a nova presidência do Conselho Municipal de Saúde de VINHEDO que pela primeira vez na história do município será exercida por uma mulher. Trata-se Maria Aparecida Maciel, mais conhecida como ‘Doca’ Maciel, que exerceu a função de vice-presidente por quatro anos e que agora, com a saída do ex-presidente Francisco Albino, assume o órgão de Saúde, e assim entra para a história como a primeira mulher do conselho a assumir o cargo de presidente.

AÇÕES CONCRETAS
Conversando com a reportagem da FOLHA NOTÍCIAS, ‘Doca’ Maciel disse que em sua gestão, pretende contar com o auxílio dos 40 conselheiros para acompanhar os trabalhos da área de Saúde de VINHEDO. “Vamos acompanhar a vida da Secretaria de Saúde com foco na prevenção, mas não só com palavras, com ações concretas, tudo o que possa melhorar ainda mais a saúde no município e o atendimento à população. Também vamos nos empenhar na fiscalização dos recursos e, ao mesmo tempo, ajudar o secretário Viola em suas ações”, esclareceu Doca, que pediu afastamento do Diretório do PSDB, o qual é atuante, para se dedicar integralmente ao Conselho.

CAPS-AD
‘Doca’ Maciel faz parte do setor de usuário e há 40 anos trabalha como voluntária na recuperação dos dependentes químicos de VINHEDO. “Quero trazer o CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), diferente do CAPS existente porque trata de forma específica com usuários de Álcool e Drogas. Também pretendo ampliar o trabalho com a população de rua, que não existia, mas hoje é uma realidade em VINHEDO e tende a crescer cada vez mais. Mas quero desenvolver também ações junto com as soluções, e divulgar essas atividades para que a população possa também participar. E tem o trabalho da Central de Zoonoses e Vigilância Sanitária, agora com Renato Kaschell, que também estaremos acompanhando”, garante a presidente do Conselho Municipal de Saúde de VINHEDO.
Ao final da Audiência o Pública, a população também pode se manifestar com perguntas e esclarecimentos ao Dr. Viola e sua equipe. Entre os participantes, Virgínia Baldan e Bete Duarte, preocupadas com o atendimento para exames de mamografia e transporte de alunos deficientes, além de alguns relatos de demora no atendimento de pacientes na Rede de Saúde. Mais uma missão para a nova presidente do Conselho, cumprir junto ao secretário Alexandre Viola.

468 ad