VINHEDO: Ex prefeito Jonas Ferragut é homenageado em Conferência da OAB

A gestão estadual da OAB (Seccional) concedeu ao advogado Dr. Jonas Ferragut, da Subseção da OAB de VINHEDO, após escolha pela atual diretoria da Ordem vinhedense, a outorga de uma Placa Comemorativa como Decano de 2018 (o mais antigo e com mais serviços prestados no município), homenagem prestada durante a 19ª Conferência Regional da Advocacia, gestão 2016/2018, e entregue ao homenageado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção de São Paulo, Dr. Marcos da Costa, junto com o Presidente da Subseção de Campinas, Dr. Daniel Blikstein.

A ESCOLHA DO DECANO
A reportagem da FOLHA NOTÍCIAS esteve conversando com a ex-presidente da OAB/ VINHEDO, Dra. Adriana Viel, que explicou a mecânica da outorga ao decano das subseções regionais. “A cada três anos temos uma gestão, e a gestão estadual dividem o estado em regiões, e em cada uma delas é feita uma conferência com a presença das subseções regionais. Na parte da manhã os dirigentes das subseções encontram-se com os dirigentes da Seccional (estadual) trocando experiências e informações sobre a situação da advocacia em cada região. Na parte da tarde ocorrem as palestras ministradas pelas várias comissões, e cada Subseção (como a nossa de VINHEDO/LOUVEIRA) indica um nome para a outorga do decano (certificado ou placa)”. Segundo Adriana, em 2012 o decano foi o Dr. Francisco Consolo, por causa de sua história muito próxima à nossa Subseção que ficava em Jundiaí, mas graças ao esforço do Dr. Consolo e família a Subseção veio para VINHEDO. “Em 2015 o decano foi o finado Dr. Aurélio Ribeiro, com mais de 40 anos de OAB e grande atuação na área criminal, sendo também diretor da OAB de Jundiaí. A desse ano (2018), Dr. Jonas Ferragut, é uma das inscrições mais antigas, se não a mais antiga da Ordem em VINHEDO, e foi o escolhido pela atual diretoria. Dr, Jonas desde cedo foi para a política e se elegeu vereador por três mandatos e prefeito por dois mandatos, sendo também por duas vezes o presidente da Câmara de VINHEDO”, relatou Dra Adriana Viel.

PREFEITO DE QUALIDADE
Para o ex-presidente da OAB, Dr. Ricardo Barbosa, além de advogado, Jonas ainda é um político excepcional. “O Dr Jonas foi um dos melhores prefeitos de VINHEDO. Homem honrado, probo, pai de família, fiscal da Receita Federal e um dos primeiros advogados de VINHEDO, merece esta homenagem Uma pessoa admirável. A ele devo meu primeiro estágio no direito. Tenho a felicidade de sermos famílias amigas. Gostaria muito que hoje VINHEDO tivesse um prefeito como o Jonas Ferragut. Que saudade da época em que tínhamos um prefeito do quilate do Jonas Ferragut”, opina.

FÁCIL ESCOLHA
Já o Dr. Luís Gustavo Sauerbronn, atual presidente da OAB de VINHEDO, lembra que para a indicação do advogado e colega Dr. Jonas Ferragut, ouve o pedido de indicação. “Me foi requerido pela Secional da OAB-SP, a indicação de um advogado dentre os mais antigos inscritos nesta Subseção, a fim de que este recebesse uma homenagem na 19ª Conferência Regional da Advocacia realizada no dia 29, e sediada na Subseção de Campinas. O mesmo ocorreu com todas as Subseções que participaram da 19ª Conferência Regional da Advocacia, quais sejam Campinas, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Jundiaí, Paulínia, Pedreira, VALINHOS e VINHEDO. Para nós, foi muito fácil escolher o Dr. Jonas Ferragut, tanto por ser realmente o nosso inscrito mais antigo, e por ter um legado com VINHEDO.  è uma justa e merecida homenagem a este ilustre e distinto advogado inscrito em nossa Subseção”, completou o atual presidente da OAB.

POLÍTICO NATO
A FOLHA NOTÍCIAS também foi ouvir o homenageado, Dr. Jonas Ferragut para informar ao leitor um pouco mais sobre esse advogado e político muito querido pela população vinhedense pela qualidade com que exerceu os seus três mandatos como vereador, os dois como prefeito de VINHEDO e por duas vezes foi eleito presidente da Câmara Municipal. Sobre a sua atuação política e como advogado, Dr. Jonas Ferragut lembra que prestou concurso para Auditor da Receita Federal no final de 1963, tendo logrado êxito e trabalhado na função, estando hoje aposentado.
“Com 23 anos, no 4º ano de direito já como estagiário, me matriculei na Ordem e me formei em 1961, portanto sou o mais antigo advogado inscrito da OAB de VINHEDO. E desde o tempo de estudante secundarista eu já participava do movimento estudantil, e fundei o primeiro clube dos estudantes de VINHEDO, que tinha como grande atração o matinê dançante que fazíamos no Clube Rocinhense. Na faculdade pertenci ao tradicional órgão político, o Centro Acadêmico, no qual tive a companhia de Orestes Quércia. Depois saí da faculdade e logo entrei na política em VINHEDO me elegendo vereador em 1965, reeleito em 1969 e outra vez eleito em 1973”, contou.

Dra. Adriana Viel: “Dr. Jonas tem o respeito do povo de VINHEDO. Merece todo tipo de homenagem”

 

Munido de toda essa experiência Dr. Jonas Ferragut resolve se lançar candidato a prefeito de VINHEDO em 1982, e foi eleito concorrendo com o candidato do então prefeito José Gasparini. O mandato era de seis anos, mas logo mudou a legislação passando para quatro anos.
“Em 1992 fui novamente candidato, tendo o Milton Serafim como adversário, que era do meu partido, depois saiu e lançou candidatura própria. Mas ganhei novamente a eleição exercendo o novo mandato de 1993 a 1996. E depois disso não me candidatei mais a prefeito, nem a vereador. Voltei a advogar, reabri o escritório, mas como tinha outros compromissos e por ter sido prefeito tinha muita clientela, mas muito carente, e eu tive que parar de advogar. Hoje não advogo mais, às vezes presto assessoria para alguns amigos e fico aqui na Rádio da família que fundei e agora dou agora a minha parcela de contribuição”.

UMA HONRA A HOMENAGEM
Sobre a outorga da Placa recebida como Decano de VINHEDO, Dr. Jonas Ferragut diz que é uma honra receber tal homenagem e um reconhecimento à sua vida como advogado e como político. “Fui um dos primeiros advogados de VINHEDO e sempre estive presente na OAB, e acompanho as atividades da Ordem em São Paulo, Campinas e em VINHEDO. Tenho 81 anos, minha família é toda de VINHEDO, tenho muito orgulho de VINHEDO, e gosto muito da cidade. Nós, vinhedenses natos, participamos da fundação da cidade e a ajudamos à contruí-la”, diz Dr.Jonas, com orgulho de sua história com município.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dr.Jonas com o atual presidente da OAB VINHEDO/LOUVEIRA, Dr. Luís Gustavo Sauerbronn

Autor: Julliano Gasparini

Compartilhe esta notícia no
468 ad