VINHEDO: Exposição Fotográfica Arquidiocesana vai até 3 de agosto

A Prefeitura de VINHEDO, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abriu nesta semana a ‘1ª edição da Exposição Fotográfica Arquidiocesana’ promovida pela Pastoral da Comunicação (PASCOM). A mostra, que seguirá até 3 de agosto, reúne as 20 melhores imagens selecionadas no concurso fotográfico sobre a paz realizado entre os meses de abril e maio.

“Essa exposição, que está entre as comemorações do Dia de Sant´Ana, padroeira de VINHEDO, visa comemorar também o Dia das Comunicações, trabalho este que se mostra tão importante na valorização da verdade, combatendo o sensacionalismo e as fake news. Convido a todos à prestigiar a mostra que apresenta diferentes olhares sobre a paz”, comentou o prefeito Jaime Cruz. A exposição, que ocorre no saguão da Secretaria de Cultura da Prefeitura de VINHEDO (Rua Monteiro de Barros, 101), prossegue até o dia 3 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, lembrando que o espaço permanece fechado nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27.

O concurso e a exposição fotográfica fazem parte de uma iniciativa da PASCOM da Arquidiocese de Campinas para celebrar e vivenciar o 52º Dia Mundial das Comunicações, comemorado no dia 13 de maio, com a proposta de mostrar o olhar de fiéis sobre a paz em diferentes comunidades da região. “Pensamos em uma atividade que fosse capaz de valorizar algo muito significativo na comunicação entre as pessoas nos tempos atuais, que é a imagem”, explica o padre Antonio Alves, assessor de comunicação e imprensa da Arquidiocese de Campinas.

Ainda de acordo com o sacerdote, o tema proposto para o concurso, “Um momento de paz”, alinhou-se à mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano. O sumo pontífice da Igreja Católica advertiu para as consequências da difusão das fake news (notícias falsas) e destacou a importância de se promover um “jornalismo de paz”, compreendido como “um serviço a todas as pessoas, especialmente àquelas que não têm voz”.

O CONCURSO

O concurso fotográfico, realizado de maneira gratuita e aberto à participação de fiéis das nove cidades integrantes da Arquidiocese de Campinas, contou com aproximadamente 150 inscrições, dentre elas apenas 20 foram escolhidas para compor a mostra. Cada participante concorreu com até três fotos digitais inéditas e originais (que nunca tivessem sido premiadas em qualquer forma de expressão em artes visuais e não fossem cópias ou adaptações de outras imagens), sendo classificado apenas um trabalho por autor.

Serviço

1ª Exposição Fotográfica Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação (PASCOM) sobre a paz

Local: Saguão da Secretaria de Cultura – Rua Monteiro de Barros, 101, Centro

Visitação: De 23 de julho a 3 de agosto

Entrada gratuita

Autor: Julliano Gasparini

Compartilhe esta notícia no
468 ad