VINHEDO: Levantamento mostra que quase 17% dos pacientes atendidos na UPA são de outros municípios

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de VINHEDO, faz o acompanhamento periódico dos dados relativos aos atendimentos nas diversas unidades da Rede Municipal de Saúde. Esse levantamento demonstrou que a busca pelos serviços de urgência e emergência em VINHEDO por pessoas de outras cidades vem aumentando. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por exemplo, esse índice chegou a quase 17% em maio.

“Toda a região reconhece VINHEDO como uma das melhores cidades quando se fala em Saúde, e isso é um fator que atrai moradores de fora. E na UPA não pode haver nenhum tipo de restrição àqueles que não são daqui. Estamos atentos a essa situação e trabalhando de forma incansável para manter e até melhorar a qualidade do atendimento à nossa população”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Conforme demonstra o levantamento feito pela Secretaria de Saúde, no período analisado, a UPA realizou um total de 7.061 atendimentos, dos quais 1.191 são de pessoas que moram em outras cidades, 16,86% do total. Campinas, com 660, VALINHOS, com 353, são as cidades que mais se destacaram quanto à origem dos pacientes. No quadrimestre que vai de janeiro a abril, esse índice estava em 13,5%.

O secretário de Saúde, Flávio Moreira, reforçou que o atendimento via SUS, como o que é prestado na UPA, segue o princípio da universalidade, conforme preconizado pela Constituição Federal, abrangendo o atendimento independentemente do local de residência.

“Por certo que isso nos traz algumas dificuldades, até porque, quase que em sua totalidade, as despesas com esse atendimento são custeadas pelo município, uma vez que os repasses do SUS para o município representam um percentual muito pequeno diante daquilo que investimos em Saúde. Trabalhamos para priorizar a população vinhedense e esse é mais um desafio a ser enfrentado”, completou o secretário de Saúde, Flávio Moreira.

SANTA CASA

A Santa Casa de VINHEDO, onde os atendimentos SUS são custeados pela Prefeitura de VINHEDO, também recebe um grande número de pacientes que não residem no município e que não possuem planos de Saúde.

De acordo com a administração do hospital, no primeiro quadrimestre deste ano, 14% dos pacientes atendidos via SUS eram de outros municípios, sendo 6% de VALINHOS, 4% de Campinas, 3% de LOUVEIRA e 1% de outros municípios.

Autor: Geraldo Maia 62

Compartilhe esta notícia no
468 ad