VINHEDO: Mesmo sem patrocínio, handebol vinhedense obtém sucesso e acumula vitórias

A Associação de Pais e Amigos do Handebol de VINHEDO (APAHAND) tem conseguido através do empenho de pais e professores levar o handebol vinhedense a alcançar excelentes resultados em torneios estaduais e nacionais, a exemplo do ‘Atibaia Handebol Cup 2018’, realizado anualmente na cidade de Atibaia (SP), no qual obteve medalha de bronze (3º lugar) na categoria Mirim, ficando em 4º na categoria Cadete, depois de uma disputa renhida com o um dos maiores clubes do Brasil, o Pinheiros, de São Paulo. E alcançou o sexto lugar na categoria Infantil.

SURGE APAHAND
A APAHANDO surgiu em junho de 2017 através do professor auxiliar Diego Infer, junto com alguns pais de alunos, e o professor Wiliam Meneses, que atua na Prefeitura de VINHEDO, que sem outro professor para atuar nas escolas, e com a finalização no ano passado do Programa do Governo Estadual, Mais Educação, que destinava uma verba diretamente às escolas para que fosse investida no esporte preferido das mesmas. Assim deram corpo à idéia de se montar uma equipe de handebol, conforme relato do professor Diego à reportagem do jornal FOLHA NOTÍCIAS.
“Conseguimos manter a APAHAND mesmo sem patrocínios, graças a uma parceria com a Prefeitura de VINHEDO que através do professor Wiliam cede o local para treinamento no ‘Ginásio São Mateus’, enquanto nós da APAHAND pagamos as taxas referentes como arbitragem, inscrição, etc.; mas a hospedagem e a alimentação quem banca são os pais dos alunos. Nossa associação é composta por sete membros, sendo presidente a Kelly Renata”, revela Diego.

ORIGEM DO HANDEBOL
O handebol surge como uma adequação do Torball, feita pelo professor Berline Max Heiser, entre os anos 1915 e 1918. Começou a propagar pelos países da Áustria e Suíça com o também professor Karl Schelenz, que rebatizou o esporte de Handball em 1919. Nesse tempo o time era composto com 11 jogadores, tal qual no futebol. Um ano mais tarde tornou-se uma modalidade esportiva. No ano de 1925, os austríacos estreitaram a disputa entre países vencendo os alemães. Mas foram os suecos que diminuira o número de jogadores para sete em cada equipe.
Entrou para os Jogos Olímpicos de Berlim 1936, contando com a participação de seis países. Mais tarde, criaram a Federação Internacional de Handebol, que organizou os primeiros torneios mundiais de salão, em 1954 entre os homens e 1957 das mulheres. Esquecendo de vez a prática de campo a partir do mundial de 1966. A Olimpíada contou com atletas brasileiros apenas em 1992, na cidade de Barcelona.

CARACTERÍSTICAS
A quadra de Handebol possui 40 metros de comprimento por 20 de largura, com dois gols de 3 metros por 2 de altura. Apenas os goleiros podem permanecer no espaço demarcado de 6 metros próximo ao gol e tocar a bola com os pés. As categorias são: Mirim, dos 10 aos 12 anos, Infantil, dos 13 aos 14 anos, Cadetes, dos 15 aos 16, Juvenil, dos 17 aos 18, Júnior, dos 19 aos 21, e Adulto a partir dois 22 anos. Em VINHEDO não existe profissionalização, só amadores, na categoria Adulto.

FALTAM PATROCÍNIOS
“Nós participamos da Liga de Handebol do Estado de São Paulo, com 42 cidades fazendo parte, cuja sede é na cidade de Sta Bárbara do Oeste, Rua Maria Grela, 100, Jd Mariana. Como fazemos parte da ‘Liga’, vamos receber cerca de 5 cidades competindo em várias categorias no próximo dia 10, das 9 às 17h, no ‘Ginásio do Bairro São Mateus’, com ingresso gratuito. Este mês estamos legalizando a APAHAND para obtermos patrocínios de empresas e órgãos públicos que destinam recursos para essa modalidade. Temos uma viagem a fazer para a competição na Colômbia com o custo de R$ 3mil por pessoa, sendo um total de 14 pessoas que irão viajar. Em Atibaia, contamos com a preciosa contribuição da professora Vanessa Sacadelai e o apoio da nossa presidente Kelly que muito contribuiu para organizarmos as 35 crianças vitoriosas que participaram do torneio”, reconhece Diego Infer.
Mais informações sobre o handebol em VINHEDO : Facebook APAHAND e 19 9 9292-1536 (whatsapp)

Autor: Julliano Gasparini

Compartilhe esta notícia no
468 ad