VINHEDO: Nil Ramos propõe incentivo para captação e reuso de água por meio do ‘IPTU Verde’

O presidente da Câmara de VINHEDO, vereador Nil Ramos (PSDB) propôs a criação do IPTU Verde, um inventivo aos munícipes para implantação de sistemas eco suficientes com captação e reuso de água. Entre as sugestões para aproveitamento dos recursos naturais, o parlamentar também sugere a instalação de cisternas em todos os prédios públicos.

“Na Câmara, temos um sistema de reuso da água composto por dois reservatórios que, juntos, permitem o armazenamento de 25 mil litros de água, incluindo água captada de chuva, que é reaproveitada na descarga dos banheiros”, explica Nil Ramos. “Nossa proposta é que investimento similar e adequado a cada local seja feito em todos os prédios públicos e também em novos empreendimentos no município”, completa.

Outra medida sugerida pelo vereador é o IPTU Verde. Trata-se de um desconto no valor do IPTU para o contribuinte que construir ou reformar casa ou empresa implantando os seguintes sistemas eco eficientes em sua obra: captação e reuso da água; geração de energia; tratamento de resíduos; aproveitamento bioclimático e uso de materiais provenientes de fontes naturais renováveis ou recicladas.

“Devemos compreender que a água que cai sobre os telhados deve ser melhor aproveitada antes de sumir nos ralos”, comenta Nil Ramos. Segundo o presidente do Legislativo vinhedense, o reuso da água reduz a demanda dos mananciais. “Esta prática, atualmente muito discutida e posta em evidência e já utilizada em alguns países, é baseada no conceito de substituição de mananciais – desta forma, grandes volumes de água potável podem ser poupados graças ao reuso”, finaliza Nil Ramos.

As propostas, encaminhadas para análise do Poder Executivo Municipal, estão registradas na Indicação 186/2018.

Autor: Geraldo Maia 62

Compartilhe esta notícia no
468 ad