VINHEDO: Prefeitura faz mutirão na Vila Garcez neste sábado (13) para cadastrar moradores no Programa Saúde da Família

A Prefeitura de VINHEDO, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou em janeiro o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), popularmente conhecido como ‘Médico da Família’. Para impulsionar ainda mais esta ação importante, que integra o Plano de Governo do prefeito Jaime Cruz, neste sábado (13), agentes da Secretaria de Saúde promoverão um mutirão na Vila Garcez para cadastrar moradores. “Esse trabalho tem como foco a Saúde Preventiva e posteriormente vamos levá-lo para toda a cidade. Nesta fase inicial, estamos preparados para atender até 4 mil pessoas. Ocorre que muitos moradores não são encontrados em casa durante a semana, pois estão no trabalho ou em outros compromissos. Por isso a importância desse cadastramento que faremos”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Nesta fase inicial, o Estratégia Saúde da Família está presente nos seguintes locais: Vila Garcez, Nova Palmares, Vida Nova II, Santa Rosa, Santo Antonio, São José, Jardim Florido e Jardim das Nogueiras, todos na região da Capela. Neste sábado, 13, das 8h às 14h, o mutirão ocorrerá na Vila Garcez, onde houve mais dificuldade de encontrar os moradores durante a semana. A ação será levada aos outros bairros posteriormente. De acordo com balanço da Secretaria de Saúde, até 13 de março, o Estratégia Saúde da Família esteve em 542 endereços. Em 367, os moradores estavam ausentes. Foram cadastradas 210 famílias e 631 pessoas. Houve ainda 51 recusas para realizar o cadastro. “Com esse mutirão, vamos otimizar o serviço, atendendo o maior número de pessoas possível”, completou o secretário de Saúde, Flávio Moreira. Os agentes serão identificados facilmente, pois utilizam veículo oficial da Prefeitura e crachás.

COMO FUNCIONA

 O Programa Estratégia Saúde da Família tem como base a UBS Dr. José Osmar Meirelles dos Santos, maior Unidade Básica de Saúde de VINHEDO, inaugurada pelo prefeito Jaime Cruz em janeiro, na Vila Garcez. Essa UBS tem capacidade de atender 16 mil pessoas, sendo 4 mil pelo ESF, que desde novembro estão sendo cadastradas por agentes comunitários. Essa primeira equipe do ESF é composta por 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem e 6 agentes comunitários. Por meio dessas visitas, os profissionais identificam a necessidade ou não de determinada residência receber a visita de toda a equipe. Em alguns casos, a orientação é para que esses moradores recebam atendimento na própria UBS, onde a mesma equipe dá suporte.

Durante as visitas, a equipe do Estratégia Saúde da Família tem condições de verificar diversos aspectos dos moradores, incluindo questões alimentares, de higiene, bem como a necessidade de acompanhamento mais específico, por exemplo, com médicos especialistas. O planejamento prevê, em breve, também o atendimento odontológico a essas pessoas.

Autor: Geraldo Maia 62

Compartilhe esta notícia no
468 ad