VINHEDO: Prefeitura promove campanha contra o consumo de plástico de uso único

Na semana passada, no dia 5, comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Prefeitura de VINHEDO, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, iniciou uma campanha contra a utilização de plásticos de uso único. Inicialmente, o trabalho será feito através de palestras nas escolas, quando será abordado o tema 5 R’S (Reduzir, Repensar, Reutilizar, Reciclar e Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos). Também serão exibidos dois filmes da ONU a respeito do tema e serão aplicadas outras atividades. A poluição plástica é considerada uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente e à saúde, contribuindo, por exemplo, para a redução da biodiversidade, poluição de águas subterrâneas e oceanos, degradação de paisagens e aumento do risco de enchentes. Mesmo assim, os números da produção e descarte incorreto deste material não param de crescer.

De acordo com o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, mais plástico foi produzido na última década do que em todo o século passado. Por ano, são consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas em todo o planeta e, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas. Metade do plástico consumido pelos humanos é descartável e pelo menos 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos todos os anos.

Com a campanha em âmbito municipal, a Prefeitura de VINHEDO, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, adere ao tema definido pela ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2018: #AcabeComAPoluiçãoPlástica”.

Autor: Geraldo Maia 62

Compartilhe esta notícia no
468 ad