VINHEDO: Prefeitura promove série de ações no ‘Mês da Mulher’

A Prefeitura de VINHEDO, por meio das secretarias de Saúde e de Assistência Social, está promovendo durante todo o mês de março diversas ações em comemoração ao Mês da Mulher e Mês de Prevenção do Câncer de Colo de Útero. As atividades têm o objetivo de conscientizar e debater questões sobre direitos, saúde e violência contra a mulher.

“No Mês da Mulher, intensificamos ações que já são realizadas durante todo o ano, como o enfrentamento à violência doméstica e prevenção a doenças como o câncer de colo de útero. Convidamos as servidoras municipais e as cidadãs vinhedenses para participarem dessas ações”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

No dia 26 de março, ocorrerá o “Diálogo Sobre Prevenção à Violência Doméstica contra a Mulher”, às 9h, no Ceprovi. A palestra será ministrada pela Dra. Fabíola Sucasas Negrão Covas e tem como objetivo orientar as servidoras municipais sobre as formas de prevenção da violência doméstica. Para participar, as servidoras deverão se inscrever pelo e-mail diretoriaestrategicos.saude@vinhedo.sp.gov.br. Já neste sábado (16), será promovida a 3ª Caminhada pelos Direitos da Mulher, com saída às 9h da Praça Sant’Anna, com destino à Represa I.

PREVENÇÃO AO CÂNCER

Para o rastreamento do câncer de colo de útero, as mulheres devem realizar o exame citopatológico (conhecido popularmente como Papanicolau), trienalmente após dois exames consecutivos anuais normais. Com relação à idade, o início da coleta deve ser feito em mulheres com vida sexual ativa a partir de 25 anos de idade. Os exames serão realizados até os 64 anos de idade e serão interrompidos quando as mesmas apresentarem dois exames normais nos últimos cinco anos. Mulheres submetidas a histerectomia total estão dispensadas da coleta.

CASM

O CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher é um local de acolhimento e atendimento diferenciado. No local são oferecidas consultas ginecológica e obstétrica, consultas de pré-natal incluindo as de média complexidade, exames como colposcopia, vulvoscopia, ecografias mamária, pélvica e abdominal. O CASM também acolhe mulheres vítimas de violência. No local é oferecida toda assistência necessária e sigilosa às mulheres que necessitem de intervenção ginecológica e atenção social de profissionais capacitados.

SERVIÇOS:

 Diálogo Sobre Prevenção à Violência Doméstica contra a Mulher

Data: 26 de março

Horário: 9h

Local: Ceprovi – Av. Independência, 5407, Jardim Alba

3ª Caminhada pelos Direitos da Mulher

Data: 16 de março

Horário: 9h00

Local: Saída da Praça Sant’Anna com destino à Represa I.

468 ad