VINHEDO: Prefeitura reduz 78% da fila por vaga em creches municipais

A Prefeitura de VINHEDO, por meio da Secretaria de Educação, reduziu 78% da fila de espera por uma vaga em creche municipal. No final do ano, foram chamadas 487 crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses para efetivar matrícula e serem integradas à Rede Municipal a partir desse mês, totalizando 1.325 encaminhamentos ao longo do ano passado, um número recorde na cidade. Agora, são 134 pessoas na lista, porém, haverá mais encaminhamentos ainda no mês de janeiro. “De forma inédita, conseguimos zerar a fila de creches no final de 2014. Depois, no início de 2016, foi possível acabar mais uma vez com a lista de espera que havia se formado. Porém, a procura por novas vagas em VINHEDO é constante, mas ainda assim, obtivemos esse avanço, chamando 78% das crianças que aguardavam, o que só foi possível por conta do número de vagas que criamos ao longo dos últimos anos”, comentou o prefeito Jaime Cruz. Na última quarta-feira, dia 3, acompanhado do secretário municipal de Educação, Gilberto Lorenzon, o prefeito Jaime Cruz visitou o CEI Saci-Pererê, no Jardim Bela Vista, unidade que atende aproximadamente 350 crianças. Na oportunidade, o prefeito conversou com gestores e demais funcionários, conferiu a despensa e a qualidade da refeição que é servida às crianças e verificou as instalações. Outras unidades também serão visitadas.

MAIS VAGAS

Em 2014 (no início deste ano já havia uma demanda do ano anterior), um total de 1.070 crianças com idade de 4 meses a 3 anos e 11 meses foram inscritas para creche em VINHEDO, sendo que 962 foram encaminhadas para uma vaga no decorrer do ano, zerando a fila; em 2015, foram inscritas 912 crianças, com 1.267 encaminhamentos para vagas; em 2016, foram 947 inscritos em lista e 876 encaminhamentos efetivadas; e agora, em 2017, 979 inscrições e 1.325encaminhamentos. O aumento das matrículas é possível porque de 2009, quando o prefeito Jaime Cruz era secretário de Educação, para cá, o número de vagas em creches para crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses em VINHEDO passou de 495 para 1.703 (dados de out/2017), ou seja, o total de vagas aumentou mais de 3 vezes em relação ao que era até então. Isso foi possível por conta das ampliações de creches, otimização de espaços e da compra de vagas em unidades particulares.

Ao todo, hoje são 3.261 alunos matriculados nas 19 unidades de Educação Infantil, sendo 1.639 alunos de 4 meses a 3 anos e 11 meses, 162 alunos da mesma idade estão matriculados em período parcial, 428 alunos de 4 e 5 anos – Fase I e Fase II – idade obrigatória por lei em meio período, 149 crianças são atendidas em duas unidades de Ensino Particulares, conveniadas com a Prefeitura e 1.032 alunos de 4 e 5 anos – matriculados em Fase I e Fase II – oferta de período integral – além do previsto na legislação. É importante salientar que VINHEDO é uma das poucas cidades do Brasil a oferecer o período integral para alunos de 4 e 5 anos. Neste caso são 1.032 crianças atendidas, que frequentam a creche no contraturno escolar. Durante  a permanência em nas unidades da Prefeitura, esses alunos têm aulas de Inglês, Ed. Física e Artes também no contraturno e são acompanhados pelos auxiliares de Ed. Infantil, recebendo até 6 refeições diárias

VINHEDO: Prefeito Jaime Cruz diz que número de matrículas tem batido recorde a cada ano

UNIDADE EM CONSTRUÇÃO

Em construção, a nova creche de VINHEDO, no bairro Vida Nova III, região da Capela, quando estiver pronta, atenderá 150 crianças. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura de VINHEDO e o Governo do Estado de São Paulo. A unidade está situada na Rua Aristóteles Mendes e atenderá crianças de zero a 3 anos de idade.

Autor: Julliano Gasparini

Compartilhe esta notícia no
468 ad