VINHEDO: Sant’Anna International School realiza debate político com quatro partidos

Nesta semana, aconteceu o segundo debate político organizado pelo projeto ‘Devemos SIM Discutir Política‘ do colégio San’Anna International School de VINHEDO, com a presença de ‘candidatos’ de quatro ‘partidos políticos’ que apresentaram suas propostas e enfrentaram uma série de perguntas, entre si, do público e de pessoas convidadas a respeito de como pretendem resolver os principais problemas do País, entre os quais, se não o principal, a própria atividade política que a cada dia cai no descrédito entre a população.
A FOLHA NOTÍCIAS esteve presente e registrou  o método transformador do inusitado e brilhante projeto ‘Devemos SIM Discutir Política’, que foi idealizado pelo professor de Filosofia, Sociologia e História, Gustavo Nisiyamamoto, do corpo docente da Sant´Anna International School, com o objetivo de promover a discussão da política através de teorias e de iniciativas dos próprios alunos reunidos em grupos que se apresentam analisando a situação política do Brasil e demonstrando o que eles consideram mais importante para o desenvolvimento do país, haja vista que, praticamente, nenhum partido, das dezenas de existentes, exercita a atividade política, e se limitam às seguidas e intermináveis campanhas eleitorais.
A ideia do projeto surgiu da dificuldade de se discutir política de maneira teórica tendo em vista que no Brasil existe uma vinculação do assunto com partidos e políticos da atualidade. Mas, infelizmente, a situação política brasileira causa um afastamento dos jovens com relação ao assunto. Tendo isso em mente, desenvolvemos a ideia de discutirmos políticas públicas, problemas sociais e, principalmente, soluções, em debate afastado dos escândalos e do que a política atual oferece nos noticiários”, explica o professor Gustavo.

FICÇÃO DA REALIDADE:
É importante lembrar à nossa comunidade estudantil que a política é a ferramenta que integra a sociedade, discute problemas, e vislumbra uma melhoria nas condições atuais. Então, para colocar em prática o exercício da política aqui e agora, cada grupo de alunos criou um partido político próprio para defender as ideias que cada grupo considera necessárias na busca de uma melhor condição para o país”, revela.
Para o professor Gustavo, o debate envolvendo o estudo das principais teorias filosóficas e sociológicas sobre o assunto ‘políticas’ culmina no evento ‘Devemos SIM Discutir Política’, momento no qual os partidos fictícios discutem suas ideais, expõem os erros e limitações dos outros partidos, exercitando, em essência, o que é política. O projeto envolve os alunos dos 9º Anos e Ensino Médio que participam, assistem ao debate, fazem perguntas, votam e elegem seus ‘candidatos’ preferidos, à semelhança de uma eleição de verdade, com o diferencial de que as opiniões contrárias e divergentes são respeitadas e debatidas no sentido da melhor solução para determinado assunto relacionado ao bem estar da comunidade.

‘NOVOS PARTIDOS’
Os partidos criados pelos alunos tiveram os seguintes perfis ideológicos. O DIS-Desenvolvimento Igualitário Social, cujo ‘candidato’ foi o Eduardo Braga Val, o PLDB – Partido Liberalista do Desenvolvimento Brasileiro, da ‘candidata’ Nathalia Cavalcante Rocha, PEB – Partido Educacional Brasileiro, tendo como ‘candidata’ Nicole Antunes Campanha Lourenço e o PBSE – Partido Brasileiro da Saúde e Educação, com a  ‘candidata’ Beatriz Musolino Dabul e Silva.
Estiveram presentes como convidados, o secretário do Desenvolvimento Econômico do Município de VINHEDO, Toninho Falsarella, o Diretor de Educação, da Secretaria Municipal da Educação, Rogério Levy, e Alonso Kafer, consultor econômico, que também fizeram perguntas aos ‘candidatos’ dos respectivos ‘partidos’.
VOTAÇÃO
Após as ‘considerações finais’ teve início a votação, com cédulas de papel, e depois foram abertas as urnas sendo computado 5 votos para a candidata Nicole, do PEB, 15 votos para a candidata Nathalia, do PLDB, 22 votos para a candidata Beatriz,  do PBSE, e 36 votos para o candidato do DIS, Eduardo Braga Val, eleito o vencedor da eleição do projeto ‘Devemos SIM Discutir Política’.

APRENDER POLÍTICA
Conversando com a reportagem da FOLHA NOTÍCIAS o candidato vencedor, Eduardo Braga comentou que o projeto da política dentro da escola reforçou seu exercício de cidadania e democracia. “Estou muito feliz, não só pela ‘vitória’, mas também por ver todo o esforço para realizar esse projeto, sendo recompensado na medida em que vejo pessoas que nunca se preocuparam com o assunto ‘política’ agora querem saber mais, aprender mais, e assim se tornarem politizadas. Isso deixa uma marca muito positiva em minha vida”, afirmou o estudante.

 

Autor: Julliano Gasparini

Compartilhe esta notícia no
468 ad