Câmara de VALINHOS inaugura ‘1º Coworking Legislativo da RMC’
A Câmara Municipal de VALINHOS inaugurou nesta manhã de segunda-feira (8), o ‘1º Coworking Legislativo da Região Metropolitana de Campinas (RMC)’. O espaço servirá para ouvir as ideias, propostas e demandas da população valinhense sobre diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, esportes, mobilidade e serviços públicos. O coworking foi pensado pela presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto (MDB), que se inspirou no projeto implantado em São Paulo pela vereadora Janaína Lima (Partido Novo).
O coworking está instalado em uma sala da Câmara Municipal, preparada especialmente para atender cidadãos toda segunda-feira, das 8h às 12h, e quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h. Quem precisar de um horário diferenciado poderá agendar a visita previamente junto à Presidência da Casa, que verificará a disponibilidade. “A proposta é que esse espaço possa ser uma oportunidade importante dentro do conceito inovador de compartilhar, trocar experiências, ouvir e agir, que são marcas da nova gestão pública, de modo que a sociedade possa apresentar sugestões de ações e projetos para VALINHOS”, explicou a presidente Dalva Berto.
Após ouvir as solicitações e propostas da população, a equipe do coworking vai elaborar proposituras, que serão encaminhadas a todos os vereadores para as devidas providências internas. Entenda mais sobre o projeto com as principais perguntas e respostas:
Afinal, o que é Coworking? O que significa esta palavra?
Coworking, ou no português traduzido ao pé da letra, cotrabalho, é um modelo inovador que vem sendo muito utilizado no mundo corporativo com foco em compartilhar espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas das mais variadas áreas e atuações, com objetivo de propiciar espaços para resolver assuntos diários, aumentando a produtividade, fazendo novos contatos e ampliando o chamado “networking”.
O que é, então, um Coworking Legislativo?
Exatamente neste conceito de compartilhar, trocar experiências, ouvir e agir, marcas do novo modelo de gestão pública, é que a Câmara de VALINHOS sai na frente na Região Metropolitana de Campinas e, tendo como referência o 1º Coworking do Estado de São Paulo implantado na capital pela Vereadora do Partido Novo, Janaína Lima, trouxemos este conceito para VALINHOS e, agora, a população, associações, entidades, escolas, universidades, enfim, a sociedade poderá apresentar, de modo compartilhado, sugestões de ações e projetos para a cidade, com foco na construção de Uma VALINHOS para Todos, seguindo o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica, assim como o Ato 06/2019 assinado pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de VALINHOS.
Onde fica esta sala? Teve custos para o município?
Nenhum custo! A sala é uma em que já ´é utilizada pelo Cerimonial e pregões presenciais. Um espaço dela foi projetado para as ações do Coworking Legislativo.
A partir de quando estará em funcionamento?
O dia 8 de abril é a data inicial das ações do Coworking Legislativo.
Como será o funcionamento dele?
Ele está em funcionamento nos seguintes dias e horários
2ª feira– 8h00 às 12h00
4ª e 5ª feira – 14h00 às 17h00
O cidadão ou a associação chega na Câmara. A Recepção entra em contato com o Gabinete da Presidência e os assessores acompanham o atendimento dos munícipes na sala do Coworking.
É possível agendar um horário?
Sim, previamente é possível agendar um horário diferenciado que será analisado mediante a disponibilidade, em virtude dos eventos da Câmara Municipal de VALINHOS.
Após a definição dos projetos, como será o andamento deles na Câmara?
O atendimento será providenciado por meio de projetos, requerimentos, moções ou indicações pertinentes para serem encaminhados a todos os vereadores interessados em assina-los e, assim, após, passar pela aprovação do plenário da Câmara Municipal, com as devidas Comissões e pareceres técnicos-legislativos e jurídicos.
Já há procura pelo Coworking Legislativo?
Sim, várias associações e entidades nos procuraram. A Faculdade Anhanguera de VALINHOS é uma delas. Eles tem projetos importantes por meio dos alunos da Faculdade, incluindo ações de revitalização de praças, apoio jurídicos e contábeis às dúvidas dos cidadãos, sem quaisquer custos à municipalidade.