Câmara de VINHEDO aprova obrigatoriedade de Seguro Anticorrupção a empresas prestadoras de serviços ao Poder Público
A Câmara de VINHEDO aprovou por unanimidade, durante a 90ª Sessão Ordinária, realizada na quarta-feira (3), o projeto de Lei nº 12/2018, de autoria do vereador Rubens Nunes (MDB), que torna obrigatória a contratação de “seguro anticorrupção” pelas empresas prestadoras de serviços ao poder público municipal.
A nova Lei passará a vigorar 120 dias após a sua publicação e não se aplicará aos editais e processo convocatórios já publicados. Dois projetos de Lei, um projeto de Decreto Legislativo, três requerimentos, cinco moções e 22 indicações foram apresentadas na pauta da 90º Sessão.
Tribuna Livre
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de VINHEDO (SSPV), Donizete Vicente Ribeiro, subiu à Tribuna Livre para solicitar à Prefeitura, novamente, a abertura de diálogo com a categoria para discutir a Campanha Salarial de 2019 e as questões dos quinquênios e biênios atrasados de determinadas categorias de servidores.
“No dia 25 de fevereiro protocolamos a pauta de reivindicações do Sindicato, que contava aproximadamente com 16 pedidos. Já faz 37 dias que protocolamos a pauta e faltam apenas 27 dias para a nossa data base, e até o momento não conseguimos uma reunião com a Prefeitura. Novamente, pedimos que seja aberto o diálogo, que a municipalidade nos escute. Precisamos fazer uma negociação, algo que toma tempo”, afirmou.
Explicação Pessoal
Valdir Barreto (PSOL) comentou sobre o pedido do Sindicato de Servidores Públicos de VINHEDO para que a Prefeitura inicie o diálogo com a categoria. “Além da Prefeitura ter que pagar os biênios e quinquênios devidos, é preciso sentar com os servidores para dialogar acerca da Campanha Salarial para 2019. É um absurdo 50 dias após a abertura da Campanha a Prefeitura anunciar que ainda está montando uma equipe para ir às mesas de negociações”.
O reparo em buracos nas ruas, por parte da Sanebavi, foi citado por Rui “Macaxeira”. “Na semana passada trouxe aqui umas reclamações referentes à Sanebavi. Passei os problemas para a superintendência da autarquia, que na mesma semana conseguiu tampar boa parte dos buracos nas ruas, originados por obras na rede de água e esgoto”.
Rubens Nunes solicitou à Prefeitura estudos para mudança do horário das partidas de futebol veterano e master. “Esse horário é arriscado para os atletas dessa categoria, que tem em torno de 50 anos, por isso peço a alteração do horário. Esse é um pedido dos próprios atletas, para que os jogos passem a ser realizados a noite, e para isso será preciso que a Secretaria de Esportes promova a manutenção da iluminação em alguns campos da cidade”.
A Caminhada de Conscientização sobre o Autismo foi o destaque de Paulinho Palmeira (PV). “Eu e o vereador Edu Gelmi acompanhamos a caminhada para fins de conscientização de nossa sociedade acerca do autismo. Essa é uma caminhada tradicional em nossa sociedade, que ensina à população que o autismo não é uma doença, e sim um transtorno. Estima-se que mais de 2 milhões de brasileiros tê o diagnóstico de autismo”.
Nil Ramos (PSDB) apresentou indicação para instalação de aduelas no prolongamento da Rua 1º de Maio, na região da Capela, ligando o Jardim Von Zuben à Vila Garcês. “Tenho uma indicação conjunta com a vereadora Ana Genezini para interligação da Rua 1º de Maio com a Rua da Biquinha, ligando os bairros do Jardim Von Zuben à Vila Garcês. A Prefeitura tem aduelas não utilizadas no Distrito Industrial, que poderão ser aproveitadas nessa melhoria na Capela”.
Marcors Ferraz (PSD) parabenizou Vinhedo por seus 70 anos. “Na segunda-feira, 02 de abril, comemoramos os 70 anos de nossa cidade, VINHEDO. Essa data deve ser muito comemorada. Tenho muito orgulho em viver nessa cidade, que sabemos, não é perfeita, mas de forma geral é muito boa, com um povo bom. Vale a pena lutar por VINHEDO, que merece todos os nossos aplausos”.
Geraldinho Cangussú (PV) alertou que nessa terça-feira, 04, começam os atendimentos da Carreta da Mamografia. “Para realizar os exames não é necessário fazer pré-agendamento, o atendimento, que se inicía amanhã, será realizado por ordem de chegada. O serviço é oferecido para mulheres acima de 25 anos”.
O presidente da Câmara, vereador Edu Gelmi (MDB), contou detalhes sobre a reunião que participou acompanhado do prefeito na sede da Autoban. “Há uma grande possibilidade de duplicação da Rodovia Miguel Melhado Campos e instalação de alças de acesso da Estrada da Capela à Anhanguera. Essas melhorias, caso ocorram, melhorarão muito o trânsito na região”.
Edson PC (PDT) comentou sobre os andamentos da CPI da Associação Reencontro. “Nas oitivas de hoje foi relatada a existência de funcionários fantasmas na Associação, a forma como eram feitos os pagamentos a esses funcionários e o suposto desvio de materiais de construção e de alimentos destinados à Associação Reencontro”.
Encerrando os pronunciamentos, Carlos Florentino (PV) declarou seu apoio à Campanha Salarial 2019 dos servidores. “Os servidores podem contar mais uma vez com esse vereador. Dou todo apoio à Campanha Salarial para 2019, e podem contar com minha presença em qualquer manifestação ou assembleia”.