Câmara de VINHEDO inicia apresentação de palestras para escolas inscritas na edição 2019 do Parlamento Jovem

A Câmara de VINHEDO iniciou as palestras para as escolas inscritas na edição 2019 do Parlamento Jovem. As Escolas Municipais “Nilza Maria Carbonari Ferragut”, “Prof. Ricardo Junco Neto” e o CIC “Eduardo Von Zuben” foram as três primeiras a receber a equipe da Câmara com a apresentação – previamente agendada junto às escolas. Ao todo, mais de 200 crianças marcaram presença nas apresentações. “Trata-se de uma ação institucional que tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de conteúdos relacionados à democracia e cidadania”, reitera Edu Gelmi (MDB), presidente da Câmara de VINHEDO.

O programa é destinado a alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental, e aberto tanto para escolas da rede pública quanto para escolas privadas. Nesta edição, estão inscritas doze escolas e cerca de mil alunos. “Conversar com jovens estudantes é uma experiência muito gratificante. Donos de uma energia incrível, eles nos dão sugestões sobre oportunidades que muitas vezes passam despercebidas. Tenho certeza que despertar nesses jovens o prazer pelo diálogo em prol do bem comum, assim como incentivar neles o hábito do planejamento dará ao município, num futuro muito próximo, cidadãos mais preparados, críticos e participativos”, completa o presidente Edu Gelmi.

O PARLAMENTO JOVEM

O Parlamento Jovem é uma ação da Câmara de VINHEDO que visa contribuir para o conhecimento quanto à democracia representativa, a função dos poderes, o papel do Legislativo e o processo de elaboração das Leis municipais.

Nesta edição, o programa é destinado a alunos do 9ª ano do Ensino Fundamental, e aberto tanto para escolas da rede pública quanto para escolas privadas, que, caso tenham interesse em participar, deverão entrar em contato com a Câmara por meio de alguns dos seus portais.

O Parlamento Jovem da Câmara de VINHEDO será realizado em duas etapas. A primeira consiste em palestras que serão ministradas nas escolas inscritas, abordando a divisão dos Poderes e a temática da democracia representativa. Já a segunda etapa trará aos alunos o desafio de desenvolver propostas para o tema “VINHEDO: 70 anos com mais…”.

O trabalho final dos estudantes será montado com o resultado dos debates promovidos pelos alunos e professores participantes, sempre anotando as propostas para o futuro da cidade e os meios que tornem possível realiza-las. As propostas dos alunos serão votadas pelos membros do grêmio em Sessão Escolar, a fim de compor um documento único representando a respectiva instituição de ensino.

Com as propostas devidamente produzidas e os projetos de Lei formulados por cada unidade de ensino, será realizada uma Sessão Parlamentar, previamente agendada para junho, na qual serão apresentados os projetos e as considerações do trabalho de cada escola, para subsequente votação das proposituras. Após as votações, todos os jovens parlamentares poderão fazer uso da palavra.

Mais informações em http://www.camaravinhedo.sp.gov.br/parlamentojovem

468 ad