Coluna Louveirando – Aplausos e choros

louveirando@gmail.com
Ouvi algumas vezes: “Eu não fui, você foi?” Nesta noite fria de sábado, Dinho Nogueira (bandolim e violão), Zé Barbeiro (violão sete cordas) e Luccas Martins (pandeiro), artistas e compositores que apresentaram músicas autorais, além de releituras do repertório tradicional do gênero, realizaram um show de chorinho na Estação Ferroviária de LOUVEIRA.
Estava muito bom, com boa música, boa comida e um gosto bom de alegria no ar, eu e poucos pessoas estivemos lá, prestigiamos o evento artístico.
Sempre que acontece algum evento artístico em LOUVEIRA, desses que não têm artistas muito conhecidos, que parece gente comum, se vê poucas pessoas do meio político, neste, não vi ninguém. Acredito eu, que não houve interesse, pois nem situação ou oposição apareceram, falar nas redes sociais é bem mais fácil.
A Estação está muito bonita e ilumina a nossa memória, regada a música misturada ao cheiro dos ‘food truck’ e às risadas dos presentes. Gostei de passar esse tempo ouvindo música, recebendo cumprimentos dos poucos presentes, vendo pessoas de fora aplaudindo os músicos e percebi que, estavam lá os que realmente quiseram estar lá. Por falar em estar lá, uma pergunta cabe aqui: “Onde estaria o pessoal da cultura, das artes, do comércio, do esporte, das críticas, dos aplausos?” Pode ser que estivessem em outras cidades ou lugares de LOUVEIRA prestigiando os eventos realizados por lá.
LOUVEIRA que muitos dizem não ter o que fazer se colocou em oposição a esse tipo de constatação, mostrando que as coisas acontecem, que parece ter uma força própria, independente da boa ou má vontade de seus munícipes. Na verdade parece que a maioria não quer ter um convívio social mais simplificado, num local tão exposto como é a Estação. Seria medo do frio? Seria desinteresse apenas? Seria um preconceito? Não senti frio nesta noite fria, e somente para citar alguns motivos, além do boa música, falo aqui do abraço da Rosana, do sorriso da Nayara, do aceno da Elza e da cultura do Carlos Tiokal, que conhecedor de música que é, fazia breves comentários sobre cada obra. Eu fui, você não foi?
Trilha Sonora / Pedacinho do Céu / Waldir Azevedo