GERAL: Até março, licenciamento antecipado deve atingir 3,5 milhões

GERAL_Equipe realiza força-tarefa para emissão do Licenciamento 2016_cred divulgação

 

Para atender à demanda, que deve chegar a 3,5 milhões de CRLV (Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo) emitidos até o próximo mês de março, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e a Prodesp, empresa que administra o Poupatempo, montaram uma força-tarefa para cuidar da impressão dos documentos. Mais de 1,5 milhão de proprietários de veículos do Estado de São Paulo já fizeram o licenciamento antecipado em apenas dez dias úteis de 2016, juntamente com o pagamento à vista do IPVA.

Quem optar pelo pagamento parcelado do IPVA, poderá fazer o licenciamento antecipado junto com a última parcela. O CRLV é um documento de porte obrigatório. O motorista que for flagrado sem o documento ou com ele desatualizado poderá ser multado, além de ter o carro apreendido. No Estado de São Paulo, o calendário anual obrigatório de licenciamento começa em abril e vai até dezembro, de acordo com o final da placa. Para veículos de carga (caminhões), vai de setembro a dezembro.

Devido à grande procura pelo serviço entre janeiro e março, o prazo para entrega do CRLV pelos Correios no período é de até 20 dias úteis. Para receber o documento, é preciso que o endereço de registro do veículo esteja atualizado junto ao Detran.SP.

Os Correios farão três tentativas de entrega. Caso não haja ninguém no local para receber o documento, ou se for declarado que o proprietário não mora mais no endereço, ele será devolvido à unidade do Detran.SP da cidade em que o veículo é registrado.

O motorista pode acompanhar a entrega do CRLV no site dos Correios, por meio do código de rastreamento. Quem tem o aplicativo de serviços do Detran.SP instalado no celular recebe o número do código de rastreamento (AR) automaticamente. O código pode ser obtido no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), em “Acesse os Serviços Online” e ”Acompanhamento de Serviços”, na área de veículos.

Em caso de não recebimento do documento, é importante verificar com os Correios se o CRLV já foi devolvido ao Detran.SP.

Quem quiser receber alertas do Detran.SP deve criar um cadastro com login e senha de uso pessoal no portal www.detran.sp.gov.br, informar o número do celular e sinalizar que autoriza o recebimento das mensagens. Para receber as notificações push (alertas no smartphone ou no tablet), basta instalar gratuitamente o aplicativo “Detran.SP” por meio das lojas virtuais Google Play ou Apple e habilitar a opção de recebimento de notificação push no aparelho.

É importante ressaltar que não é enviado nenhum link com mensagem ou arquivo para download. Também não é necessário inserir nenhuma senha para ler o conteúdo.

DETRAN.SP:
O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão. Para obter mais informações sobre o papel do Detran.SP, clique neste link: http://scup.it/aanx

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO :
Portal – www.detran.sp.gov.br
Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal, na área de “Atendimento”.

ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação Detran.SP

imprensadetran@sp.gov.br
(11) 3627-7348/7886/7467/7232/7353/7371/7345

PROGRAMA POUPATEMPO:
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 474 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 69 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral. Em 2015, o Poupatempo foi eleito pelo Instituto Datafolha o melhor serviço público de São Paulo.

 

468 ad