GERAL: Centro Boldrini completa 38 anos de atuação
O Centro Infantil Boldrini, maior hospital da América latina no atendimento a portadores de doenças onco-hematológicas da criança e adolescente, comemora 38 anos desde sua inauguração, em 1978. Para a presidente Silvia Brandalise, o aniversário da instituição marca mais um ano de intenso trabalho. Outra boa notícia é que 30% da construção do Instituto de Engenharia Molecular e Celular, primeiro centro de pesquisas específico para câncer pediátricos do país, está concluída. A previsão para o término da obra é o fim desde ano, e exigirá investimentos da ordem de 22 milhões de reais.
Localizado em Campinas (SP), o Boldrini atende anualmente cerca de 10 mil pacientes. A maioria dos atendimentos acontece através do Sistema Único de Saúde. Um dos centros mais avançados do Brasil, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, com índice de cura de 70% a 80% em alguns tipos de câncer.
INSTITUTO
O prédio de dois andares, projetado pelos arquitetos Waldir Vilalva Dezan, Antonio Luis Tebaldi Castellano e Eloisa Kempter da Coordenadoria de Projetos (CPROJ) da Unicamp, está com a estrutura metálica pronta. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Clésio Pfeifer, da Multi Plik Engenharia, existem vantagens para o uso desse tipo de estrutura. “A velocidade da obra aumenta muito, diminuem os riscos, não há sobra de resíduos e necessidade de caçambas, e possibilita o detalhamento e os cortes serem feitos nos galpões de fabricação, sem utilização do canteiro de obra.”
A segunda etapa da construção deverá estar concluída até final de 2016. Nessa fase atual está prevista a concretagem das lajes e o término da cobertura, já com 70% concluída, programados até o início do próximo mês de fevereiro. Também faz parte da programação nesse período, a alvenaria interna, a hidráulica e a elétrica.
O centro de pesquisas está sendo construído ao lado do prédio de Radioterapia e ocupará uma área de cerca de 5 mil metros quadrados, permitindo ampliar de 5 para 25 o número de pesquisadores e de 6 para 125 alunos que poderão atuar nos 13 laboratórios individuais de pesquisa previstos no projeto, que inclui também diversos laboratórios de apoio e uso comum. A elaboração dos projetos contou com apoio financeiro do Instituto Ronald McDonald.
Colaboraram com os projetos complementares do Instituto os engenheiros Aldo Pera, da Laus Tecnologia (instalações elétricas/hidráulicas e de combate a incêndio), Sérgio Mello, da Appogeo (fundações profundas), Marcelo Facchini, da Grifa Engenharia (estrutura metálica básica) e Geraldo A. Vieira, da Arquitetura de Estruturas (projeto de telhas e supervisão de estrutura metálica), Alexandre Ballerini, da Projetos Ballerini (estrutura em concreto de baldrame e contra piso do térreo), Tetsuji Uratani ,da Clima Space (climatização) e Gustavo Fonseca, da BTU (anteprojeto de climatização), Marcelo Filier da White Martins (gases), e Aparecido Capela da Movetech Laboratórios (mobília).
Boldrini
Localizado em Campinas (SP), o Boldrini atualmente atende cerca de 10 mil pacientes, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vindos de várias cidades brasileiras e alguns de países da América Latina. Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, com índice de cura de 70% a 80% em alguns tipos de câncer − comparáveis ao Primeiro Mundo −, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças. www.boldrini.org.br
NÚMEROS 2015
Pacientes em acompanhamento – 10 mil
Funcionários – 781
Voluntários – 450
Internações – 3.993
Consultas Ambulatoriais
Hospital – 49.698
Reabilitação – 4.629
Radioterapia – 3.407
Total – 57.734
Procedimentos
Cirurgias – 678
Ambulatoriais – 5.762
Sessões de Quimioterapia – 25.614
Procedimentos Banco de Sangue – 9.944
Exames Laboratório Análises Clínicas – 219.122
Exames Laboratório Análises Patológicas – 2.506
Exames de Imagem – 18.512
Sessões Fisioterapia Hospital – 5.393
Sessões Fisioterapia Reabilitação – 21.063
Transplantes – 9
Aplicações Radioterapia – 25.184
Mapeamento Retina Instituto Pediatria – 1.035
Casos Novos Hospital – 717 (294 Hemato / 423 Oncologia)
Casos Novos Radioterapia – 995