GERAL: Ministério Público do Ceará pede anulação do Enem 2016
O promotor cearense Oscar Costa Filho pediu a suspensão do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2016. A 8ª Vara da Justiça Federal do Ceará julgará a ação e, se for aceita, a anulação do exame será válida para todo o Brasil. O pedido deve ser julgado até esta sexta-feira, 4, devido à urgência.
Segundo o procurador, a realização das provas em diferentes datas fere a isonomia da seleção. Defende que os alunos façam a mesma prova de redação, que possui um tema único. Ele acrescenta que o próprio Ministério da Educação reconhece que há diferença entre a prova de redação com a prova de questões objetivas.
As provas estão marcadas para o próximo sábado e domingo, 5 e 6 de novembro, mas devido à ocupação em escolas e universidades de todo o país, que são locais de prova para o exame, o Ministério da Educação (MEC) adiou o exame, remarcando a prova nas escolas que não atenderam ao pedido de desocupação. Assim, as provas seriam realizadas em duas etapas, uma em novembro e outra em dezembro.
Para 191 mil candidatos, a prova foi remarcada para os dias 3 e 4 de dezembro devido às ocupações. Neste ano, o Enem tem 8.627.195 inscritos em todo o país.