GERAL: Movimento intenso nas estradas no final de ano demanda maior atenção dos motoristas

content_idO período das festas de final do ano costuma ser de aumento do tráfego nas rodovias brasileiras, por esse motivo, demanda maior atenção dos condutores para evitar acidentes. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% das ocorrências devem-se à falha humana, envolvendo desde desatenção até o desrespeito à legislação.

 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) considera fundamental planejar a viagem e recomenda verificar a existência de pontos de parada para descanso no caminho, por exemplo. O motorista também precisa ficar atento quanto à revisão do veículo, checar se a documentação do carro está em dia, assim como sempre utilizar o cinto de segurança – obrigatório para todos os ocupantes do automóvel, inclusive no banco de trás.

Outra preocupação deve ser a previsão do tempo nos locais por onde o motorista passará ao longo da viagem. Isso porque, com a chegada do verão, são mais frequentes as chuvas de forte intensidade em algumas regiões do país, o que acrescenta ainda mais riscos e exige atenção extra do condutor.

Fique atento e boa viagem!

 

468 ad