GERAL: O que representa o ‘Dia de Finados’
Finados, ou dia de Finados é o dia criado para honrar e lembrar as pessoas que já faleceram. Esta homenagem é feita no dia 2 de Novembro.
A palavra finado é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que finou, que chegou ao fim, que está morto. Por esse motivo, o Dia de Finados também é conhecido como Dia dos Mortos.
O Dia de Finados é comemorado na maior parte dos países ocidentais, e é um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica. Desde a época do cristianismo primitivo, o costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido paulatinamente na liturgia (conjunto de rituais que são executados ao longo do ano) da Igreja Católica. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny. Em 02 de novembro de 998, Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, essa data popularizou-se em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados, e não apenas no meio clerical.
Importância para as religiões
Diferentes religiões ou denominações da mesma religião abordam este dia de forma diferente, não sendo um dia celebrado pelas pessoas de todas as religiões.
É muito importante para a Igreja Católica, que afirma que no dia de Finados os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório, esperando a purificação para entrarem no Céu.
O protestantismo não acredita na existência do purgatório e não cultiva o hábito de orar por pessoas que já faleceram, e por esse motivo não celebra esta data.
Os evangélicos tem a data como lembrança do legado deixado pelos entes falecidos, lembrando de seus exemplos de vida, a sabedoria que alcançaram e que compartilharam, seu amor e carinho devotado aos familiares. Não guardam a data como um dia ‘Santo’.
Para os Espiritas, este é um dia como qualquer outro, uma vez que a ida ao cemitério é a representação exterior de um fato íntimo. Para homenagear o ente querido que partiu antes de nós, não é preciso, necessariamente, ir a cemitérios. O que sensibiliza o Espírito não é propriamente a visita à sepultura, mas a lembrança fraterna e a prece sincera daquele que ficou na Terra, o que pode ser feito a qualquer momento e em qualquer lugar. Por isso, o dia de finados não é mais importante, para os desencarnados, do que outros dias. A diferença entre o dia de finados e os demais dias é que, naquele, mais pessoas chamam os Espíritos pelos pensamentos.
Outros países
As tradições variam muito de acordo com o país. No México, por exemplo, as celebrações duram 3 dias, as ruas são enfeitadas e são organizados vários desfiles.
Em inglês, o Dia de Finados é conhecido como All Souls’ Day, cuja tradução literal é “Dia de Todas as Almas”.