GERAL: Poupatempo alerta para cuidados que devem ser tomados para evitar dores de cabeça nas viagens de fim de ano
O Poupatempo alerta os cidadãos que estão programando viagem no período das festas e férias de verão para os cuidados que devem ser tomados em relação aos documentos. Para evitar problemas e correria de última hora, convém cuidar do assunto com antecedência, pois a procura aumenta nesta época do ano.
Para quem tem viagem marcada, o Poupatempo lembra que o prazo para emissão de segunda via da Carteira de Identidade (RG) é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via da carteira para menores de 18 anos. Para a primeira via do RG de maiores de idade – caso de quem tem o documento de outro Estado e agora vai tirar pela primeira vez em São Paulo –, o prazo é de até dez dias úteis, pois existe a necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.
Quem vai viajar para países do Mercosul precisa conferir a Carteira de Identidade. Os brasileiros podem entrar nesses países com o RG, desde que a data de emissão não seja superior a dez anos. Muitas empresas aéreas já barram o viajante no embarque por causa da exigência do documento atualizado. Quando isso ocorre, o Poupatempo Guarulhos pode emitir uma segunda via provisória mediante a apresentação do bilhete de viagem marcado, mas o documento vale por apenas 90 dias.
AGENDE UM HORÁRIO
Como o número de pessoas que procuram o Poupatempo cresce nos meses de férias, convém providenciar os documentos o quanto antes para evitar correria de última hora. Para evitar filas de espera, o Poupatempo atende apenas com horários agendados.
A melhor forma de agendar um horário no Poupatempo é com o aplicativo ‘SP Serviços’. Basta baixar o aplicativo no celular ou tablet e escolher o dia e hora em que deseja ser atendido. Também é possível agendar pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo Disque Poupatempo: 0800 772 36 33 para ligação de telefones fixos (ligação gratuita) ou 0 + código da operadora + 11 2930-3650 para ligação de celulares (tarifa cobrada pela operadora).
O horário de atendimento pelo telefone é de segunda a sexta, das 7h às 20h e aos sábados, das 6h30 às 15h. Os horários de atendimento dos 72 postos de atendimento no Estado de São Paulo podem ser conferidos no portal ou no aplicativo ‘SP Serviços’.
















