GERAL: Poupatempo inova com robô que conversa pela internet e agenda horários de atendimento
O Poupatempo iniciou testes com um atendente virtual capaz de dar informações pela internet e marcar dia e hora para cidadãos que desejam ser atendidos em qualquer uma das 72 unidades no Estado de São Paulo.
Nos primeiros 26 dias de testes, o robô atendeu em média 5 mil pessoas por dia e trocou mais de 2 milhões de mensagens. Ele também fez mais de 45 mil agendamentos e recebeu 26.424 mensagens de agradecimento, algumas carinhosas ou até religiosas como “Deus te abençoe”.
O assistente virtual, chamado Poupinha, atende no portal do Poupatempo e também pelo Messenger, aplicativo oficial do Facebook.
O robô foi desenvolvido pela Nama Inteligência Artificial, uma das empresas de tecnologia selecionadas no edital do Pitch Gov, iniciativa do Governo de São Paulo destinada a buscar soluções inovadoras para a prestação de serviços ao cidadão. Se for aprovado nos testes, o sistema será contratado por meio de licitação pública.
Mesmo com alternativas de agendar pelo portal, pelo aplicativo ‘SP Serviços’ ou pelo disque Poupatempo, metade dos usuários ainda vai às unidades diretamente sem agendar, correndo o risco de perder a viagem ou precisar esperar mais tempo do que o necessário.
Com o robô criado pela Nama, com tecnologia totalmente desenvolvida em São Paulo, o Poupatempo pretende dar mais agilidade ao agendamento de serviços através de canais eletrônicos, reduzindo a distância entre o governo e o cidadão.
Como falar com o atendente virtual do Poupatempo:
No Portal: https://www.poupatempo.sp.gov.br/
No Messenger: https://www.messenger.com/t/PoupinhaSP
No Facebook: https://www.facebook.com/PoupinhaSP/