GERAL: Últimos dias da exposição ‘Portugal Portugueses – Arte Contemporânea’
A exposição “Portugal Portugueses – Arte Contemporânea”, considerada a maior exposição de arte contemporânea portuguesa realizada no país, em exibição no Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, chega a seus últimos dias. O público tem até este domingo, 08 de janeiro, para apreciar as 270 obras de mais de quarenta artistas portugueses, que exibem a relação entre Brasil, África e Portugal, demonstrando suas influências na construção da identidade brasileira.
MOSTRA
Uma das obras que evidencia esta relação é a série Pau Brasil, de autoria de Albuquerque Mendes. Nela, o pintor expõe a diversidade de estilos humanos, explorando a miscigenação nos dois países, retratando homens e mulheres negros, brancos e indígenas sempre em poses semelhantes, explorando tanto a diversidade étnica quanto propondo as semelhanças entre as pessoas.
Já os artistas João Pedro Vale e Nuno Alexandre trazem para a mostra a instalação “Feijoeiro”, inspirada no tradicional conto “João e o pé de feijão”. Feita de collants, tecido, ferro, arame, corda e espuma, a peça chama a atenção de adultos e crianças com suas cores fortes e vibrantes, um convite à interação.
SERVIÇO Exposição “Portugal Portugueses – Arte Contemporânea”
Curadoria de Emanoel Araujo
Até 08 de janeiro de 2017
De terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas, com permanência até às 18h
Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera – Portão 10 São Paulo / SP
(11) 3320-8900
www.museuafrobrasil.org.br