GERAL: Veículos com placa final 2 devem ser licenciados este mês maio

novas-regras-para-emplacamento-919452Os proprietários de veículos com placas de final 2 devem fazer o licenciamento obrigatório deste ano, 2016, durante o mês de maio. Caso não o façam, a partir de 1º de junho, esses veículos estarão em situação irregular caso circulem sem o licenciamento do ano. O serviço pode ser feito de forma eletrônica via sistema bancário, com entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pelos Correios, ou presencialmente nos postos do Detran.SP e do Poupatempo. Em 2016, o valor do licenciamento é de R$ 80,07 para todos os veículos.

É importante ressaltar que não basta pagar a taxa. É preciso portar o CRLV atualizado para o veículo circular, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), válido em todo o país. Quem optar pela entrega via postagem, com custo adicional de R$ 11, precisa fazer o licenciamento com antecedência para receber o documento até o final do mês. Após a emissão do CRLV, o prazo de entrega dos Correios é de até sete dias úteis.

No Estado de São Paulo, o calendário de licenciamento vai de abril a dezembro. Para os veículos de carga (caminhão) o cronograma começa em setembro. O serviço pode ser feito a qualquer momento, mas o proprietário deve ficar atento ao prazo limite para regularizar a situação, de acordo com o número final da placa.

Calendário de licenciamento no Estado de São Paulo
Veículo automotor, reboque e semirreboque
Final da placaMês para licenciar*
1abril
2maio
3junho
4julho
5 e 6agosto
7setembro
8outubro
9novembro
0dezembro
Veículo registrado como caminhão (carga)
Final da placaMês para licenciar
1 e 2setembro
3, 4 e 5outubro
6, 7 e 8novembro
9 e 0dezembro

* Até o último dia útil de cada mês

468 ad