GERAL: Zé Gotinha tira RG no Poupatempo em campanha de identificação infantil

 

Filipeta RG Zé Gotinha_cred divulgação

Em homenangem ao Mês das Crianças, o Poupatempo está distribuindo em todas as suas 66 unidades cópias do RG do Zé Gotinha, o famoso personagem das campanhas de vacinação. O ‘documento’ tem desenho do personagem enviado especialmente pelo seu criador, o artista plástico Darlan Rosa.

No verso do RG, o folheto traz uma mensagem de incentivo ao documento para as crianças. “RG infantil é um ato de amor”, diz o texto, lembrando que a identificação, com fotos e digitais, facilita a localização de crianças e adolescentes desaparecidos.

A campanha destaca também que o RG substitui a Certidão de Nascimento como documento obrigatório em viagens, e é mais fácil de portar. Além disso, a primeira via é grátis e muito fácil de ser solicitada nos postos do Poupatempo.

O RG do Zé Gotinha identifica o personagem como alfabetizado, a pedido do seu criador. “O Zé gotinha é um ser mágico, fala todos os idiomas”, comenta Darlan Rosa, que criou o mascote das campanhas de vacinação em 1986, na época do esforço que erradicou a póliomielite no Brasil.

A doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total teve o último caso registrado no Brasil em 1989. Darlan Rosa criou muitos outros personagens, livros infantis e desenhos animados para ensinar conceitos de saúde às crianças, mas nenhum outro ficou tão famoso como o mascote das vacinas.

“A imagem escolhida para o RG do Zé Gotinha é a original, de 1986, o que é muito importante pois existem muitas versões diferentes sendo usadas”, comenta Darlan, reforçando a importância do documento de identificação.

Desde o início do ano, o Poupatempo vem divulgando mensagens para os pais sobre a importância da Carteira de Identidade para crianças, desde os primeiros dias de vida. Com o esforço, as redes sociais ganharam mais graça com imagens de crianças de todas as idades exibindo seus documentos novos e as hashtags #BebêPoupatempo e #MeuPrimeiroRG.

Muitos pais levam as crianças com poucos dias de vida para tirar o documento. O Poupatempo também tem recebido a visita de gêmeos, trigêmeos e grupos de irmãos de diferentes idades. Confira uma coleção de imagens dos pequenos cidadãos no álbum do Pouparempo no Pinterest, no link:

www.pinterest.com/poupatemposp/bebês-poupatempo/
O que é necessário para tirar o primeiro RG

O primeiro passo é agendar uma visita ao Poupatempo, o que pode ser feito facilmente pelo celular por meio do aplicativo ‘SP Serviços’. Também é possível agendar pelo telefone 0800 772 3633 (Disque Poupatempo) ou pelo site www.poupatempo.sp.gov.br.

Documentos
Certidão de nascimento (original e cópia)

Número de inscrição no CPF (se tiver)

Documento de identificação do responsável legal – original e cópia
1 foto 3×4 (com fundo branco)*.
*Em algumas unidades do Poupatempo não é preciso levar a foto, consulte mais informações no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br).

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp, empresa pública de Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, o Poupatempo já prestou mais de 457 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 66 unidades de atendimento instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral.

468 ad