LOUVEIRA: Alan Silva volta aos tatames depois de um ano

Jussara e o judoca Alan
Alan Silva Santos começou a praticar judô com 9 anos por diversão, por meio das modalidades esportivas oferecidas pela Prefeitura da LOUVEIRA. “Três meses depois, já ganhei uma competição em Amparo e senti o gosto de ser campeão. Daí pra frente, vi que havia futuro. Minha família me dá a maior força e isso é muito importante”. Agora, o rapaz de 20 anos leva sua carreira esportiva com seriedade, participando e conquistando todos os torneios regionais e estaduais. Em 2016, Alan pretende subir ao pódio novamente, depois de ter passado por uma cirurgia em 2015, reconquistando seu espaço entre os grandes judocas brasileiros.
A parada obrigatória ocorreu durante uma competição em 2014, quando lutou com o judoca Vitor Silva, e acabou quebrando o ombro. “Fiquei de molho durante um ano, me recuperando e fazendo fisioterapia para retomar a forma”, lembra. Mas são ‘águas passadas’, pensa o judoca – que coleciona um ranking de premiações considerável: ao todo, são 47 medalhas de ouro, oito de prata e quatro de bronze. Alan se prepara para um grande retorno. “Agora, com o apoio e patrocínio da academia PrimeCare e da loja de suplementos ARS, ambas de LOUVEIRA, estou voltando. Meu rendimento físico aumentou e estou pronto para voltar a competir nos tatames, depois de passar por uma cirurgia no ombro no ano passado. Estou voltando com tudo e com apoio para honrar todos que estão me dando força e, quem sabe, conseguir entrar na seleção brasileira de base”, aspira Alan.
O atleta já foi campeão paulista, bicampeão regional e estadual, campeão da Copa São Paulo e destaque 2013 e 2014; ganhou ainda vários torneios da região, consagrou todos os títulos na modalidade aspirante e foi condecorado campeão. “O esporte é uma segunda escola na minha vida. Ele ensina disciplina, autoridade, respeito pela hierarquia, respeito pelo adversário, nos mostra como cair e levantar, como ganhar e perder, sempre aprendendo com isso”, acrescenta.
A primeira competição que Alan participou, após ficar parado, foi o Campeonato Paulista Por Faixa, no final de 2015, quando conquistou a 4ª colocação. “Agora minha meta são os Jogos Abertos do Interior, que serão em julho. Vou representar a cidade de LOUVEIRA, e na sequência, tentarei conquistar o bicampeonato Paulista de Judô. Quero voltar ao meu patamar de excelência esportiva anterior, à minha lesão no ombro”, anuncia.