LOUVEIRA: Audiência Pública apresenta primeira etapa do Plano Municipal de Turismo de Louveira

A5_Audiencia Publica Turismo_cred Gegeu Maia (28)

A Prefeitura de LOUVEIRA, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou terça-feira, 30, às 19h, na Câmara Municipal, a primeira audiência pública relacionada com a construção do Plano Municipal de Turismo, cuja primeira etapa, a de inventário e diagnóstico, foi apresentada à população pelo secretário da Pasta, Jaílson Marinho, com a participação dos consultores da empresa RedeTur, contratada pela Prefeitura para criar o documento que vai nortear investimentos no setor durante os próximos 10 anos.
INVENTÁRIO
Essa etapa de inventário, de diagnóstico, serviu para levantar os imóveis turísticos da cidade, elaborou um levantamento dos locais e fez uma análise denominada Swot, que leva em consideração os pontos positivos e negativos de toda a estrutura urbana com interesse turístico, para detectar os pontos a serem melhorados ou aperfeiçoados. O grupo de consultores formado por Thiago Ferrarezzi, Ana Gabriela e Ingrid Mondoni apresentou detalhes sobre a primeira parte do projeto, de modo que o público presente pudesse fazer comentários e apresentar sugestões.
O pessoal da RedeTur mostrou o mapeamento de atrativos turísticos em LOUVEIRA, que inclui locais privados, pontos públicos e até mesmo o patrimônio imaterial, componentes que fazem parte da cultura e da história do município. Rico em detalhes, o mapeamento identificou toda a estrutura de lazer, comércio e serviços da cidade, como bares, lanchonetes, oficinas mecânicas, restaurantes, órgãos públicos, hotelaria. A partir dessas informações, a Administração Municipal poderá ter uma visão ampla dos pontos que necessitam recursos para implementar o setor turístico em LOUVEIRA.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Segundo o secretário Jaílson Marinho, “o Plano Municipal de Turismo não vai só nortear investimentos, como também adequar a cidade aos parâmetros exigidos pelo Ministério do Turismo para recebimento de recursos e convênios. O documento poderá ser utilizado para pleitear o título de cidade de interesse turístico junto à Secretaria Estadual de Turismo, o que aumentaria o investimento estadual e alçaria a cidade a um plano nacional do setor”, acredita.
Questionado sobre a ausência de políticas públicas para a área, a exemplo do Conselho Municipal de Turismo, Fundo Municipal de Turismo, e mesmo a realização de pré-conferências e a conferência municipal de turismo, buscando levar a discussão aos diversos bairros de uma cidade fragmentada e heterogênea com um histórico de pouca participação na elaboração de ações relacionadas com o desenvolvimento sustentável do município, o secretário Jaílson explicou que “as políticas públicas entram na parte de gestão, que é o segundo momento do Plano Municipal de Turismo. Esse estudo de agora, que levou seis meses para ser elaborado, servirá de parâmetro para as políticas públicas que serão criadas para fomentar o desenvolvimento turístico da cidade. Nós faremos mais três audiências públicas para que a população possa participar amplamente, até esgotar os assuntos. E se for preciso fazer outras audiências, com certeza serão feitas tantas quantas forem necessárias, mesmo em locais distantes, iremos até onde a população está”, garante Jaílson.
GOVERNOS PASSAM
“Tivemos hoje 60 pessoas presentes, que vieram de locais diferenciados, e é isso que queremos, ampla participação popular nas decisões, porque não somos donos da verdade. Sabemos que as políticas públicas ficam e os governos passam, daí a importância da construção de políticas públicas e não de governo. E que essas políticas para o setor sejam acessíveis a qualquer pessoa, o público, portanto, uma política do público e não do governo. Não queremos esconder nossos defeitos, porque só com a consciência deles é que podemos melhorar”, opina Jaílson.
O consultor Thiago Ferrarezzi comentou que o projeto do Plano Municipal de Turismo deve se tornar realidade em seis anos. “É de médio e longo prazo, com validade de dez anos, e revisão a cada três anos. O Plano é importante para que a cidade de LOUVEIRA possa se adequar à nova realidade turística do país”, observa. E também identificar a necessidade de obras de infraestrutura viária, visando melhorar o acesso aos pontos e empreendimentos turísticos do município.
POTENCIAL TURÍSTICO
Para o secretário Jaílson, “o processo de elaboração do Plano Municipal de Turismo contribui com o planejamento da Prefeitura de aumentar consideravelmente o potencial turístico da cidade, principalmente o rural. A intenção da Secretaria de Desenvolvimento é superar o número de 250 mil turistas do ano passado e mostrar a cultura, as riquezas naturais, e as belezas da cidade pelo país afora. “LOUVEIRA é uma cidade que preserva sua atividade agrícola, suas paisagens exuberantes e um clima muito agradável, todos os ingredientes de uma cidade que mescla desenvolvimento com responsabilidade ambiental”, defende.

A reportagem da FOLHA NOTÍCIAS conversou com o turismólogo que mora em LOUVEIRA, professor Ezequiel Camilo de Souza, que recentemente apresentou o projeto de sua autoria ‘Uma Indústria Turística para LOUVEIRA’ ao secretário Jaílson Marinho e ao presidente da Câmara Municipal, Nilson Souza. Mestre em história, educação e cultura na sociedade pós-industrial, em curta entrevista, o professor discorreu um pouco sobre o seu projeto e sobre o que é uma indústria do turismo.
INDÚSTRIA TURÍSTICA
“A indústria turística é um conjunto de empreendimentos coordenados com as atividades do município, integrado com o meio ambiente, educação, comércio e indústria para o fomentar o desenvolvimento, atrair o turismo ‘limpo’, de nível, que é aquele praticado por pessoas que chegam não para depredar, mas para usar o que está disponível, participar das atrações e trazer recursos sem destruir o meio ambiente. Esse turismo se faz com planejamento, com preparo, conscientizando as pessoas a partir da escola, porque se não educarmos o cidadão para a importância de preservar o meio ambiente e usar a natureza em nosso benefício, estaremos destruindo a ‘galinha dos ovos de ouro’, o turismo, que traz inúmeros benefícios para a população, como novos empregos, aumento da arrecadação e o fortalecimento da economia”, explica prof. Ezequiel.
MONOTRILHO
Sobre o seu projeto, prof. Ezequiel disse que “é uma proposta de implantação de uma indústria turística em LOUVEIRA, porque a cidade tem um potencial muito grande, principalmente no aspecto da natureza, ainda até certo ponto preservada, e também pela zona rural, com a produção de uva e demais frutas. Mas não tem ainda uma infraestrutura adequada para o turismo, a exemplo de alguns equipamentos como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou o Monotrilho aéreo (Monorail). Seria muito bom termos um monotrilho sobre a rodovia Anhanguera, ligando o Santo Antonio com a parte central e a Abadia, por exemplo. E não é tão caro esse equipamento”, pondera.
TELEFÉRICO
“Outra ferramenta de grande atração turística é o Teleférico, já que temos uma geografia adequada, ligando os pontos altos e proporcionando ao usuário uma vista deslumbrante. São equipamentos que atraem o turista porque proporcionam momentos surpreendentes, fantásticos e maravilhosos. E que existem em muitas cidades brasileiras e do mundo. Mas tudo isso depende de pessoas que tenham uma visão ampla, de águia, e não de galinha, que cisca e só olha para baixo. Temos que pensar grande, no futuro, e no que for sustentável para que se possa unir o útil ao agradável, com vistas ao sucesso do município. Trabalhei 20 anos com turismo, morei nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, e gostaria de compartilhar essas experiências com a cidade de LOUVEIRA. Espero mesmo que essas ideias possam ser úteis e sirvam na busca de um novo amanhã para a cidade”, espera Ezequiel.

468 ad