LOUVEIRA: Autista faz palestra nesta terça sobre como superar a doença
A Secretaria Municipal de Cultura e Eventos de LOUVEIRA realiza hoje, dia 20, das 18h30 às 20h30 uma palestra inédita sobre o autismo apresentada pelo garoto Nicolas, ele mesmo portador da doença que, com o apoio total da família, enfrentou preconceitos e diagnósticos equivocados e aprendeu a superar os limites da doença de modo a conseguir viver uma vida digna e feliz como qualquer pessoa. Filho da escritora Anita Brito, Nicolas contou com a luta obstinada de sua mãe que buscou conhecimento sobre o assunto em todos os lugares que podia encontrar: consultórios, livros, artigos, redes sociais, amigos e ONGs. Aos poucos Anita foi se inteirando sobre o problema e conseguindo fazer o filho evoluir do grau mais severo do autismo para o moderado.
BUSCA INCESSANTE
Anita percebeu logo após o nascimento de seu filho que o menino apresentava um comportamento diferente do habitual para um bebê. “Nos primeiros meses achava ele muito calmo, mas não cheguei a suspeitar de autismo. Porém, pensei que algo pudesse estar errado”, revela. Buscando uma resposta mais efetiva sobre a situação do filho, Anita iniciou uma incessante batalha para conseguir um diagnóstico mais preciso, já que muitos pediatras julgavam se tratar apenas de preocupações de mãe de ‘primeira viagem’.
SUSPEITAS CONFIRMADAS
Somente aos quatro meses e meio, ao começar a dar comida e água, além do leite materno, é que as dúvidas foram aumentado porque a criança começou a gritar muito de forma descontrolada. “Quando ele estava com 1 ano, eu comecei a suspeitar de que poderia ser autismo, haja vista que o menino não demonstrava interesse em sair de casa, preferia brincar com a máquina de lavar e com o ventilador. E gritava muito quando era levado a um lugar muito cheio. Mas as suspeitas desta vez foram confirmadas em mais um diagnóstico”, lembra Anita.
AJUDA FUNDAMENTAL
A escritora começou então a utilizar métodos próprios ajudando Nicolas nos exercícios com movimentos repetitivos e variados estímulos, mas a dificuldade de comunicação era o que a deixava mais angustiada. Por ter o hábito de ficar nas pontas dos pés, por muito tempo, Nícolas chegou a sofrer algumas fraturas.
Mas essa dedicação foi fundamental para a obtenção de resultados positivos. Anita conta que “hoje, dentro de casa, ele é totalmente independente. Tem controle dos movimentos do corpo, aprendeu a esquentar sua própria comida, a tomar banho sozinho e a arrumar seu quarto. Nícolas sonha em se casar e ter sua própria família”, comemora a escritora.
QUER SER FOTÓGRAFO
Com a evolução que alcançou, a obstinada mãe considera que esse desejo do filho é totalmente compartilhado pela família. “Esse desejo do Nicolas é algo totalmente viável. Na escola, passou por um processo complicado de sociabilização, mas hoje já terminou o ensino médio e tem se dedicado à fotografia. É a profissão que ele quer seguir”, reconhece emocionada.
SERVIÇO:
Palestra sobre Autismo – A história real de um garoto que nasceu autista e que aprendeu a viver em dois mundos
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Secretaria de Cultura de LOUVEIRA,situada na Estrada Miguel Bossi – 130