LOUVEIRA: Câmara aprova aumento de 8% para servidores públicos
Eles queriam algo em torno de 15% de aumento, mas em tempos de ‘crise’ e má administração os servidores públicos se contentaram com ‘polpudos’ 8%, aprovados por unanimidade pelos vereadores que tocaram em ritmo carnavalesco a 3ª sessão ordinária realizada terça-feira, 3, às 19h45, na Câmara Municipal de LOUVEIRA.
IPCA
Não houve a tradicional ‘chiadeira’ por parte dos servidores municipais e nem dos vereadores com relação ao reajuste dos salários para quem trabalha na Prefeitura, na Fundação Municipal de Habitação (Fumhab) e na Câmara Municipal de LOUVEIRA, sejam ativos, inativos, aposentados e pensionistas. Afinal, um aumento de 8%, quando a expectativa dos analistas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, que estava em 7,33% na semana retrasada, subiu para 7,47% na última semana, significa que pelo menos o poder de compra dos servidores públicos, aparentemente, não será ainda mais diminuído.
FESTA
Daí o clima de festa com homenagens às mulheres pela passagem do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, através das musas eleitas para a Corte da 48ª Festa da Uva e 5ª Expo Caqui: Gabriela dos Santos Motta (Rainha); Laís Pretti (1ª Princesa); Camila Cristiane Preterotto (2ª Princesa) e Juliana Benine Warlet (3ª Princesa), à Polícia Civil do município, em agradecimento pelos resultados alcançados no ano passado no município, e às Escolas de Samba Chiuaua, Tradição e Vila Pasti, os principais destaques do Carnaval de LOUVEIRA.
MOÇÕES
As homenagens foram prestadas através de quatro Moções de Aplausos, Congratulações e Agradecimentos. A que homenageou o Dia Internacional da Mulher foi de autoria do do vereador e presidente da Casa de Leis, Nilson Souza Cruz, a homenagem à Corte da 48ª Festa da Uva e 5ª Expo Caqui de 2015 foi através de moção de autoria do vereador Alan Chiquetto, as Escolas de Sambas foram homenageadas pela moção da vereadora Clarice Aparecida de Oliveira, e a Polícia Civil e seus funcionários receberam as homenagens por intermédio da moção do vereador Estanislau Steck que fez questão de agradecer ao Dr. Ruiter Martins da Silva, Delegado titular na Delegacia de Policia Civil de LOUVEIRA.
POLÍCIA CIVIL
Estanislau enfatizou a dedicação e o profissionalismo de toda a equipe de profissionais da Polícia Civil que, trabalhando 24 horas, 7 dias por semana, conseguiu fechar o ano de 2014 com uma redução significativa nos índices criminais do município, já amplamente divulgado na imprensa local, onde constataram que LOUVEIRA é o único município da região que apresentou tal resultado. A equipe liderada pelo delegado Dr. Ruiter Martins da Silva tem em sua composição o Investigador de Policia Chefe, João Alberto Poli, o Investigador de Polícia, Paulo Augusto Junqueira de Carvalho, o Investigador de Polícia, Roberto de Oliveira e os Guardas Municipais Alexandre Rocha de Carvalho e Marcelo Aparecido Pedro.
CONTAS APROVADAS
Além das moções, 5 projetos foram aprovados, todos por unanimidade, e também foram apresentadas 62 indicações com sugestões de melhorias para o município. Dentro do clima de festa reinante na Câmara, os vereadores aprovaram as contas da Prefeitura do ano de 2012, gestão do finado Eleutério Bruno Malerba Filho e Valmir Magalhães, seguindo o parecer do Tribunal de Contas, com alguns apontamentos, entre os quais a forma como a Prefeitura fez o repasse dos recursos para a realização da Marcha para Jesus daquele ano.
QUEIMADA É FRIA
Colocando as ‘barbas de molho’ os edis louveirenses aprovaram o projeto que proíbe o uso de queimadas pelos agricultores de LOUVEIRA, a não ser em casos de controle de pragas e doenças com o uso de fogo, mesmo assim dependendo de permissão do órgão competente do município. Como o clima era de festa mesmo, foi aprovada a autorização de participação de três vereadores no Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais, que foi realizado em São Paulo quinta e ontem, sexta-feira.
‘FAIR PLAY’
Confirmando o alto astral da sessão, o vice-presidente da Casa, vereador Marquinho do Leite (PROS), assumiu a condução dos trabalhos após o intervalo da sessão em virtude de uma forte gripe que deixou o presidente Nilson Cruz (PROS) completamente afônico (sem voz). Mesmo passando o comando ao seu vice, e sob o efeito do seu estado gripal, o presidente Nilson, demonstrando ‘fair play’ (jogo limpo, com ética), continuou participando da sessão.