LOUVEIRA: Câmara recebe visita de cooperativa agrícola de Alagoas

Uma caravana liderada pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) ‘desembarcou’ na Câmara de LOUVEIRA, nesta semana, onde foi recepcionada pelo presidente da Casa, vereador Marquinhos do Leite (PTB). A Carpil já atua há 34 anos no estado de Alagoas proporcionando o fortalecimento do Cooperativismo e da Agricultura Familiar. Entre os visitantes, os vereadores Constantino e Altair Torres, do município de Igaci, e secretário de Desenvolvimento, Luciano Monteiro, e o vereador Madson Monteiro, de Palmeira dos Índios.

Os 108 visitantes, compostos por produtores rurais, técnicos e agricultores, já percorreram mais de 8.400 quilômetros e vieram a LOUVEIRA e VINHEDO conhecer o Circuito das Frutas.  A comitiva foi recepcionada pelo presidente Marquinhos do Leite, também alagoano, que apresentou a estrutura da Casa.  “Entendemos que a forma de fazer com que a agricultura familiar se fortaleça é por meio do cooperativismo e do associativismo, que facilitam o acesso ao conjunto de políticas públicas, seja de crédito, assistência técnica e mercado. A Carpil cumpre muito bem esse papel”, elogiou Marquinhos. “Como alagoano tenho grande prazer em recebê-los para que levem experiências de LOUVEIRA que possam ser implantadas no Nordeste”, completou.

O coordenador da Festa da Uva de VINHEDO, na parte das frutas, Roberto Omizolo, também recepcionou a comitiva explicando as ações realizadas no Circuito das Frutas e sobre as frutas produzidas na região. O objetivo da visita foi o de fortalecer o Turismo Rural, as festas tradicionais e a produção de frutas com a troca de experiências entre as cidades. Segundo os visitantes, o modelo implantado no Circuito das Frutas paulista será modelo para a aplicação na Rota da Fruticultura Alagoana para atender os agricultores do Agreste e do Vale do Mundaú.

468 ad