LOUVEIRA: Coluna de João Batista – ‘Louveirando’
A história que não engana
Há algumas décadas nascia aqui em LOUVEIRA uma renomada empresa oriunda de uma família tradicional aqui da cidade, cujo nome consta até hoje em um dos portões, não sei se o principal ou não, mas que ainda está lá, embora pelo que eu saiba, sem uma pesquisa profunda, a empresa já não funciona mais. Sempre que passo pelo bairro da Estiva, e passo bastante, aquele prédio imponente me chama a atenção, por ali ter funcionado o famoso frigorífico denominado Frango Caldana, com o slogan inesquecível “O frango que não engana”.
Já citei o Frango Caldana em uma das minhas colunas, mas como já disse, sempre me encantaram aquele prédio e aquele portão, digo, este prédio e este portão, como preferirem. O nome oficial, de registro, é Caldana Avicultura LTDA. e, foi justamente nesta empresa que trabalharam vários amigos meus; e de quem eu mais me lembro, é do Alessandro, uma espécie de “TI”, e emissor das notas fiscais, rapaz trabalhador, corinthiano e meu amigo até hoje. Uma pessoa de bem com a vida e do bem para com a vida, bem como para com todos que o conhecem.
A meu ver, tudo nesta vida tem um prazo de validade, e com o Frango Caldana, assim como a muitos frigoríficos semelhantes não foi diferente, todos nasceram, cresceram, prosperaram e proporcionaram prosperidade para LOUVEIRA e seus habitantes, mas que um dia, por motivos dos mais variados, deixaram de funcionar, total ou parcialmente. Não há, a meu juízo, o que se lamentar a partir do momento em que se sabe que tudo funcionou de acordo com o almejado; que houve dedicação, mas que mesmo assim, o tempo de vida produtiva se amainou.
Claro que fica uma nostalgia no ar, traduzida muitas vezes em lamentos até, num primeiro momento, contudo, o que permanece para sempre é a certeza de que houve dedicação e boa vontade, que cada um ao final cumpriu a sua missão, como deve ser. Tenho amizade por vários membros da família Caldana e os admiro por admirá-los apenas, por conhecer a fórmula pela qual alguns ou muitos desses membros patrocinaram, patrocinam e contribuem para o engrandecimento da nossa cidade. Devemos sempre respeitar, admirar mesmo, os que que protagonizam histórias que podem ser contadas de várias formas, com vários enfoques, mas que ao final possa se dizer agradecido: “verdade, fizeram história.”
Trilha Sonora / Il Mondo / Jimmy Fontana
(Da Redação FOLHANOTICIAS)