LOUVEIRA: Coluna de João Batista – Louveirando

“Raízes da humildade”

Essa frase escrita em uma postagem no meu face, pela mina amiga Maria Lucia Martinuzzo, moradora de VALINHOS, me inspirou para escrever o texto referente a minha coluna de hoje, com a autorização dela lógico. Estudamos juntos nos anos 70, na Escola da Reforma Agrária (VALINHOS), e foram anos maravilhosos, pelos quais agradeço sempre.

Raízes nos remete ao cerne de nós mesmos e humildade, uma virtude tão necessária nos dias atuais, nos remete ao nosso comportamento moral e espiritual, ratificado pelo Evangelho de Jesus que nos diz: “Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.”Mt 6:28,

Aqui em LOUVEIRA, existem pessoas humildes, e aqui, neste texto, não falo de pessoas que possuem ou não possuem muitos bens, mas sim me refiro às pessoas que não se colocam ou se consideram superiores as demais, pelo contrário, estão sempre a servir o próximo de alguma forma.

As flores são um exemplo, pois mesmo sendo esplendorosas em suas cores, formas, cheiros, ficam quietas em seus lugares e todos que por elas passarem poderão sentir o seu perfume, mas mesmo as que não possuem pétalas perfumadas, oferecem algo a quem tem olhos de ver e sensibilidade para apreciar as espécies plantadas em um jardim.

Existem muitos lugares em LOUVEIRA onde as flores reinam absolutas, lugares apropriados para elas, como também, em menor escala, graças a Deus, lugares onde elas são deixadas de lado, abandonadas mesmo, pois se são bonitas ao serem plantadas, quem as planta as vezes se esquece de regá-las, cuidar delas como se deve, fatores de pena e dó.

Geralmente nos cemitérios, e aqui em LOUVEIRA não é diferente, elas, as flores são deixadas ao calor do sol e ao relento e vão murchando até morrer, não a morte natural dos que ali estão sepultados, mas sim a morte forçada, por abandono mesmo. Eu particularmente não aprecio a visão dessas flores morrendo assim, mas cada pessoa sabe da sua intenção e da sua posição em relação a isso, aqui é apenas a minha opinião. Flores plásticas são opções alternativas.

Bem, tudo foi criado com uma finalidade e com as flores, não seria diferente e mais ainda, elas nunca reclamaram para mim do que é feito com elas, por isso, somente para constar, pode ser que eu esteja totalmente errado em alguns pontos e elas, as flores, se sintam felizes pelos momentos de alegria que possam proporcionar para que este mundo seja mais humilde e, mesmo que lhes cortem as flores, por talvez elas terem uma visão mais qualificada do mundo, suas raízes esperam e no tempo certo brotarão e florirão novamente.

Trilha Sonora / Que Fim Levaram Todas As Flores? / Secos & Molhados

468 ad