LOUVEIRA: Coluna de João Batista – ‘Louveirando’

Dona Jersulina Soares Martins

Sempre que caminho pelas ruas do Quebra –  bairro Santo Antonio – aqui em LOUVEIRA, sinto a alegria de encontrar pessoas que de alguma forma marcaram ou marcam a minha vida. Esta semana não foi diferente, ao sair da academia me encontrei com Dona Jesa Martins, esta senhora que aos 83 anos de idade esbanja fé, alegria, elegância, beleza, vitalidade e amor. De uma família tradicional daqui da nossa cidade, a família Martins, Dona Jesa sempre esteve presente em minha vida.

A família Martins, outrora moradora da parte rural de LOUVEIRA, ali na Estrada da Cruz Grande, atrás de onde é hoje a DHL, sempre foi composta por pessoas de bem, pessoas muito queridas por toda a cidade, pelo que me lembro. Eu, ainda criança, ia muito à casa do Sr. Jaime Martins, onde a Maria do Jaime, filha do Sr. Jaime Martins fazia doces deliciosos e eu, ela me permitia, marcar, pendurar os doces que eu consumia, para pagar depois, pelo que me lembro também, ela acabava nem cobrando os tais doces. Me lembro especialmente de uma cocada com abacaxi que era uma delícia, embora todos fossem deliciosos.

Me lembro também da Joana, a outra filha dele, um doce de pessoa e que, mesmo ela completando os 100 anos, eu nunca a chamei de Senhora, pois sempre que a encontrava, chamava de Joana apenas. Me lembro muito da dona Francisca, mãe da Verônica e do Pedrinho, ambos meus vizinhos aqui no bairro até hoje. Tudo era mágico nos meus verdes anos, o andar de bicicleta e descer a ladeira que cortava o sítio dos Martins, bem como o catar amoras e “orvalhas” do mesmo sítio. O pescar com meu pai, nas tardes de dias bons na Fazenda Santa Terezinha onde moravam Dona Maria e Seu Jurandir, com a filha Malena, nas vizinhanças dos Martins também.

Mas voltando ao encontro, sempre tive muita vontade de fotografar Dona Jesa, e conseguir foi também mágico para mim, imaginem então sair numa foto com ela!!! Foi fantástico estar ao lado dela, conversar com ela, sentir todo aquele amor e gentileza em suas palavras, em seu olhar e poder dar um abraço e um beijo em seu lindo e doce rosto. Nunca me esquecerei! LOUVEIRA carrega em sua história pessoas lindas, das quais sempre valerá muito a pena falar, lembrar e relembrar, graças a Deus Dona Jesa está entre nós e nos faz muito mais felizes com a sua existência.

Dona Jesa foi casada por muitos anos com o Sr. João Guilherme Martins, conhecido como Zico, que durante muitos anos integrou a Banda Progresso Louveirense, famosa aqui em LOUVEIRA. Dona Jesa tem uma família composta por muitas pessoas, entre filhos, netos e acredito, até bisnetos. Ela se despediu de mim dizendo “uma semana abençoada para você João”, e seguiu em companhia de sua neta, e eu, bem eu acredito piamente nisso, ou seja, que minha semana está abençoada.

Trilha Sonora / Oração Pela Família / Padre Zezinho

468 ad