LOUVEIRA: Começa a campanha de Prevenção ao Câncer Bucal em Louveira

LOU_Bucal_cred PMLA Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal para os Idosos foi iniciada esta semana em LOUVEIRA pela Secretaria de Saúde, que será realizada concomitantemente com a vacinação contra o H1N1, e terá atividades de educação em saúde e exames odontológicos com o objetivo de detectar lesões com potencial cancerígeno em pessoas com 60 anos de idade ou mais. As equipes de saúde bucal da Prefeitura farão o atendimento nos locais de imunização.

O câncer de boca inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca) e de acordo com a Secretaria de Saúde,  a ideia é facilitar o acesso dos idosos aos exames preventivos, aproveitando a presença deles nas unidades de saúde para a realização da vacinação. Se houver detecção de sinais de câncer de boca, o paciente será encaminhado para o atendimento específico.

Serão oferecidos exames clínicos, realizados pelos cirurgiões dentista, e esclarecimentos sobre a importância do autoexame e do exame periódico. Para a prevenção é recomendado: evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle anualmente.

Os serviços estão disponíveis na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lucilene Mosca Melin (Centro) e Unidade Básica Antonio Carlos dos Santos – (Bairro Santo Antônio), das 7 às 17 horas.

 

Saúde Bucal atende em média 500 pacientes por mês

 

A área de saúde bucal da Prefeitura atende a uma média de 500 pacientes por mês, gerando seis mil atendimentos e procedimentos dentários por ano. Para ser atendido, o cidadão deve dar entrada com a solicitação e aguardar o contato que será feito pela Secretaria de Saúde. Na primeira consulta, o paciente é atendido pelo Clínico Básico e, quando há necessidade, é encaminhado para as especialidades oferecidas pela Secretaria de Saúde: Odonto Pediatria (especializado em atendimento infantil), Ortodontia Preventiva, Periodontia, Estomatologia, Protesista, Endodontia, Cirurgias de terceiros molares e pacientes especiais (Hipertensos Diabéticos e Acamados).

Outro serviço oferecido é o ‘Saúde na Escola’, em que todas as escolas da rede recebem procedimentos coletivos acompanhados por dentistas especializados, atendendo cerca de 5,8 mil alunos, com orientações educativas e escovações supervisionadas, com aplicação de flúor, em média, três vezes ao ano. O Centro de Especialidades Odontológicas (Cemo) fica na rua das Rosas, no Santo Antônio, ao lado da Casa da Cultura. Mais informações pelo telefone: (19) 3848-3200.

 

468 ad