LOUVEIRA: Confirmado primeiro caso de febre amarela. Macaco foi encontrado morto no Capivari

Um macaco encontrado morto na região da Atílio Biscola, logo após a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Capivai, em LOUVEIRA, é o primeiro caso confirmado de epizootia (epidemia em animais) com o mosquito transmissor da febre amarela. Outros cinco macacos foram encontrados mortos na Estrada da Fazenda Barreiro, mas ainda não foi confirmado se morreram por causa do contágio com o mosquito transmissor da febre amarela. O mesmo acontece com relação ao macaco encontrado morto na região da Abadia. Todos estão no Instituto Adolfo Lutz para análise.

EPIZOOTIA CONFIRMADA
O jornal FOLHA NOTÍCIAS esteve na Secretaria de Saúde de LOUVEIRA, onde conversou com secretário José Carlos Bellussi, que confirmou a inclusão de LOUVEIRA como área de risco de contaminação do mosquito transmissor da febre amarela. O mesmo ocorreu em VINHEDO no início do ano, onde também não foi encontrado nenhum caso de febre amarela em seres humanos, ocorrendo apenas, assim como em LOUVEIRA, um caso de epizootia (em animais, mas que podem transmitir a seres humanos).

PLANO DE VACINAÇÃO URBANA
A reportagem da FOLHA NOTÍCIAS também conversou com o diretor da Vigilância em Saúde, César Kiniti Konta que confirmou LOUVEIRA como área de risco para a febre amarela. “A Prefeitura de LOUVEIRA está elaborando um plano de vacinação para toda a população louveirense, e não só para a população rural, que já foi vacinada por se encontrar mais perto da área de risco no município. Nós utilizamos Postos Volantes para atuarmos na área rural, conforme programação abaixo”, explicou César, que salientou que está sendo elaborada uma campanha de vacinação em massa de toda população urbana. “E agora na área urbana serão utilizadas todas as unidades de saúde disponíveis para fazermos um bloqueio que impeça o avanço e a ‘urbanização’ da febre amarela, o que pode ser perigoso para toda a região. A partir da confirmação de LOUVEIRA como área de risco o Governo do Estado já disponibilizou as vacinas necessárias para imunizar a população. Mas quem já vacinou alguma vez, não precisa mais ser vacinado. Por isso é importante fazermos uma triagem verificando a carteira de vacinação de cada pessoa”, alerta César Konta.

FEBRE AMARELA: SINTOMAS
De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária de LOUVEIRA, César Konta, a Febre Amarela é uma doença causada por vírus e transmitida pelos mosquitos Haemagogus janthinomys (encontrado em áreas silvestres) e Aedes aegypti (encontrado em áreas urbanas). Os principais sinais e sintomas da doença são: febre alta, calafrios, dores forte de cabeça, dor no corpo, cansaço, enjoo, vômitos cor de borra de café, diarreia, coloração amarelada da pele e sangramentos. É uma doença que pode evoluir para formas graves e até óbitos. Não tem tratamento específico, mas é prevenida com apenas uma dose da vacina. Os macacos são um importante sinal de alerta, pois quando eles adoecem e morrem nos transmitem um sinal de que o vírus causador da doença está circulando e que devemos imunizar a população do município para que ela fique protegida da doença. A orientação caso você encontre um macaco morto é não tocá-lo e ligar imediatamente para o Serviço de Controle de Zoonoses através do telefone (19) 3878-2323.

Confira Cronograma de Vacinação:

Segunda a sexta-feira – 9h às 15h
• US Drª Lucilene Mosca Melin (CSIII)
Rua Frederico Zanella, 375 – Vila Nova (Centro)

Segunda a sexta-feira – 8h às 15h
• US Antônio Carlos dos Santos (PAS)
Rua Antônio Chicalhone, 193 – Santo Antônio

• US Burck**
Rua Martinho de Ludres, 700 – Residencial Burck

• Unidade de Saúde Vista Alegre
Rua Pedro Bassi, 506 – Vista Alegre

Segunda e quarta-feira – 8h às 12h
• US Gilberto Ajjar (Monterrey)
Av. Gualicho, 1.185 – Monterrey

468 ad