LOUVEIRA: CONSEG avalia, através de pesquisa, como está a segurança na cidade
Mais uma vez, no Salão Paroquial do Capivari, membros do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança de LOUVEIRA), se reuniram na última quinta-feira (14) para discutirem as demandas sobre a segurança da cidade.
Estiveram presentes, juntamente com a comunidade, representantes envolvidos com a segurança pública, incluindo a presença do Secretário de Segurança Dr. Osvaldo Cândido, do Comandante da Guarda Municipal, José Capaci, do Comandante da PM, 1º.Sargento Anderson Torres, e do Delegado Titular de Polícia, Dr. Roberto S. Camargo. A reunião contou também coma a presença do prefeito Estanislau Steck, além do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Louveira, Alides Gogo.
A importância do Plano Municipal de Segurança Pública, seguindo as diretrizes federais do SUSP – Sistema Único de Segurança Pública foi colocado como importante iniciativa para os cidadão. O objetivo é a interação entre todos os órgãos de segurança pública, incluindo o municipal, estadual, federal, as entidades civis do município, e principalmente, com a população.
Discutiu-se também os incidentes criminais apresentados pelas forças policiais, com preocupação específica sobre o aumento recente e significativo das agressões às mulheres e estupros de vulneráveis.Autoridades de segurança conclamam que a população deve fazer a sua parte, que ao presenciar qualquer caso suspeito ou anormal em sua localidade, que faça a comunicação através dos telefones 190 da Polícia Militar ou 153 da Guarda Municipal. Denúncias anônimas, estritamente reservadas, podem também ser feitas através do 180.
O assunto bastante esperado foi à divulgação dos resultados do Questionário de Avaliação da Segurança Pública e do Conseg, que foi lançado em início de julho e teve seu prazo expirado em 31 de agosto deste ano. O resultado final da pesquisa: Questionário com 16 perguntas foi posto nas mídias sociais e imprensa. Foi dado 2 meses para respostas. Foram recebidas 178 respostas, 99,4% se preocupam com o tema,sendo 46% homens e 52% mulheres, com 87% entre 30 e 60 anos de idade e 37 bairros foram abrangidos.
✔️Por volta de 85% classificaram o grau de satisfação e confiança na segurança pública como ótima e boa.
✔️ No tocante ao Conseg, 47% dos questionados conhecem a entidade e 21% gostariam de conhecer, porém um total de 60% não sabe como ele trabalha; abrindo uma janela de oportunidades de investimento e ações em torná-lo mais conhecido e as reuniões mensais itinerantes a serem retomadas em breve, deverão ajudar.
“Tomando como base os resultados dessa pesquisa (Questionário do Conseg) de entendimento e satisfação da nossa segurança pública, os quais a grande maioria da população entende como ótima e boa, não podemos baixar a guarda. Foi confirmado que a filosofia de segurança ostensiva no combate ao crime é fundamental, mas não é por si só a melhor forma de equacionar e reduzir a criminalidade apresentados nos dias atuais. Deve o Estado, incluindo nesta categoria os âmbitos estadual e municipal (sinergismo entre as ações de cidades vizinhas), focar no trabalho de inteligência preventiva, onde os responsáveis e especialistasdeverão fazer estudos sistemáticos das origens do problema, procurando entender a estrutura dos crime, no mais detalhado nível. Analisando os planos de segurança globais, percebe-se que a criminalidade tende a cair quando investimentos condizentes nas polícias, como um todo, especialmente na Judiciária, são implementados.Retenções são feitas, investigações são conduzidas a bom termo e, dessa forma torna eficiente e eficaz a fase persecutória. Essas ações cobram por responsabilidades individuais, diminuem o senso de impunidade arraigado no país e, consequentemente, aumentam o temor na contundente aplicação da lei”, conclui o Presidente do Conseg de Louveira, J. Dimas Bessornia.
e-mail do Conseg: conseglouveirasp@gmail.com
Facebook: Conseg Louveira
(Da Redação FOLHANOTICIAS)