LOUVEIRA: Conseg fala sobre Proerd, violência contra a mulher e prorroga prazo de eleições
Na noite de 20 de Março, realizou-se mais uma reunião mensal do Conseg – Conselho Comunitário de Segurança de LOUVEIRA. No evento, estiveram presentes membros da comunidade louveirense, dos Conselheiros e das lideranças de Segurança Pública da cidade, incluindo o Comandante da Polícia Militar, 1º Sargento PM Sidnei Mendonça, e do Delegado Titular de LOUVEIRA, Dr. Fernando Iwanaga. Contou ainda com as participações do Diretor da Guarda Municipal, Márcio Luiz Aprígio e do Comandante da Guarda Municipal, Jaílson Batista.
Nessa reunião, foi aprovado a decisão de se estender o prazo de recepção de chapas para a eleição de nova diretoria do Conseg, para dia 15 de Abril de 2019. Os interessados em contribuir para a segurança da cidade, deverão enviar um e-mail para conseglouveirasp@gmail.com.
Quanto à formação da diretoria do Conseg foram definidas treze ações que deveria acontecer para o biênio de 2018/2019. Dentre todas as tarefas, foi eleita uma como alta prioridade,que é o treinamento dos jovens estudantes no Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, que é um projeto onde os policiais militares fardados, devidamente treinados e com material próprio, aplicam um curso de prevenção às drogas e à violência aos alunos do 5º. ano das escolas da Rede de Ensino de LOUVEIRA. Tal treinamento já se iniciou neste mês e a formatura será em maio de 2019, com um total de aproximadamente 600 alunos.
O comandante da Guarda Municipal, Jaílson, informou que através do Convênio 001/2019 SR/PF/SP, que é um Acordo de Cooperação Técnica entre a Superintendência Regional da Polícia Federal do Estado de São Paulo e a Prefeitura de LOUVEIRA, a fim de autorizar a Guarda Municipal expedir porte de arma de fogo a seus integrantes, está concretizado.
Na sequência de discussões do encontro, a Associação ‘CHÁ Comigo, CHÁ Conosco’ de LOUVEIRA, também se fez representar pela presidente Silvia Miceli, e membros Marcela Molk e Alessandra Amaral. Essa Associação, através de seus programas e projetos, destaca-se pela luta na erradicação da violência contra a mulher. Foi apresentado um relatório de pesquisa, concluído agora em Março de 2019, denominado Percepção da Violência Contra a Mulher em LOUVEIRA, onde foi elaborado um questionário e aplicado a 51 pessoas, entre homens e mulheres, provenientes de 19 bairros de LOUVEIRA e que visou construir uma amostra do conhecimento sobre a violência contra as mulheres no município. “A conclusão mostrou que 80% dos pesquisados conhecem algum homem que já praticou violência, 60% dos moradores de LOUVEIRA já sofreram algum tipo de violência de gênero, que 46% dos atos violentos ocorreram dentro de casa e a maioria só não se separa por dependência econômica dos parceiros. Desses casos, 59,3% das mulheres responderam que foram vítimas de algum tipo de violência. Deixo nosso site: http://chacomigochaconosco.org.br, para mais informações sobre esta elucidativa pesquisa”, expôs Alessandra Amaral, da Associação CHÁ Comigo.
Já o presidente Dimas Bessornia encerrou os trabalhos dizendo estar feliz com o andamento das atividades do Conseg LOUVEIRA, que tem sido muito atuante na comunidade.
“Estamos na nossa vigésima segunda reunião do biênio, e quase terminando a gestão da atual diretoria, e podemos afirmar que muitas das atividades planejadas foram executadas com pleno êxito, mas mesmo assim gostaríamos que a população pudesse contribuir muito mais com a segurança pública, simplesmente participando das reuniões mensais do Conselho que são divulgadas pelas mídias sociais e imprensa, revindicando suas demandas de maneira pro ativa e assertiva. Após esses anos temos conseguido aumentar, e muito, a participação da comunidade em nossas reuniões. Às vezes, temos presentes mais autoridades do que a comunidade em si mas, só pelo fato de estarem interessados e de se interagirem, por si só um de nossos objetivos é alcançado. É importante sempre lembrar que a legitimidade dos Consegs tem sido reconhecida pelas várias esferas de governos e por institutos independentes, o que permite afirmar que representamos hoje a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil. Por tudo isso, nós da Diretoria, Membros Natos e Efetivos, agradecemos a todos os que participaram de nossas atividades, ou como parceiros ou como meros ouvintes, a confiança em nós depositada nesses últimos dois anos. Esperamos que a nova diretoria dê continuidade e aperfeiçoe o que já foi conquistado, isto é, integração das Polícias com a comunidade”, finalizou o presidente do Conseg LOUVEIRA, Dimas Bessornia.