LOUVEIRA: CONSEG faz balanço anual das atividades na Segurança Pública
Em última reunião do ano, realizada na quinta-feira (16) no Salão Paroquial do Bairro Capivari, membros do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) de LOUVEIRA, Forças Policiais e comunidade fizeram um balanço das atividades do Conselho, avaliando o trabalho de segurança da cidade, prevendo também ações a serem desenvolvidas para o ano que vem, além de premiar pessoas e suas equipes, como os destaques do ano que se encerra.
Estiveram presentes, juntamente com a comunidade, representantes envolvidos com a segurança pública, incluindo o secretário Municipal de Segurança, Dr. Osvaldo Cândido, o Comandante da Guarda Municipal, José Capaci, o Comandante da PM, 1º. Sargento da PM Anderson Torres, e o Delegado Titular, Dr. Roberto S. Camargo.
A ampliação do número de Operações Integradas, juntando a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, que contou com o auxílio fundamental CIOP – Centro Integrado de Operação da Guarda Municipal, foi um dos pontos de destaque no balanço das ações deste ano. As explanações foram feitas pelas autoridades policiais presentes.
Um dos grandes feitos durante o ano foi também o projeto proposto pela Prefeitura de implantação do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, em cumprimento ao disposto na lei queinstituiu o Sistema Único de Segurança Pública – SUSP.
Repetindo anos anteriores, como forma de reconhecimento, o Conseg premiou com o Certificado de Mérito, os seguintes destaques do ano: as equipes do Comandante da Polícia Militar, do Delegado e da Guarda Municipal, além do Jornal Folha Notícias, por ser o parceiro na divulgação das ações do Conseg nos últimos seis anos initerruptamente e, o ex Comandante da GM Jaílson Batista, pelos serviços prestados à segurança e a este Conselho.
“Tomando como base os resultados obtidos, através de ações individuais das polícias e com as Operações Integradas, os indicadores criminais per capita de nossa cidade, comparativamente com outras cidades da região, apresentaram-se, durante os anos recentes, como sendo os mais baixos, graças ao empenho, investimento, coordenação e integração. Alie-se a estes resultados, a futura implantação do Plano Municipal de Segurança Pública, que deverá ser aprovado e implantado no início de 2022. Esse Plano visa definir estratégias e caminhos para a atuação dos órgãos de Segurança Pública e da comunidade louveirense no enfrentamento da violência e da criminalidade, buscando contribuir para a paz e bem-estar da comunidade. Tudo issofaz com que nos animemos bastante, com clara indicação de que estamos no caminho certo. Porém, o futuro continuará árduo e com muito trabalho. Lembrando ainda que, ações cobram por responsabilidades individuais, pois cada cidadão tem o direito, mas também a obrigação constitucional de contribuir para a segurança pública. Agindo dessa forma, temos a certeza deque o senso de impunidade, infelizmente cada vez mais arraigado no país, está diminuindo e, consequentemente, aumentando o temor na contundente aplicação da lei”, concluiu o presidente do Conseg Louveira, José Dimas Bessornia, que também esteve prestigiando o evento comemorativo dos 38 anos da Guarda Municipal de Louveira, o qual fez questão de cumprimentar os GMs e homenageados.
Para dar sugestões sobre a segurança de Louveira, basta enviar ao e-mail do Conseg: conseglouveirasp@gmail.com ou Facebook: Conseg Louveira
(Da Redação FOLHANOTICIAS)