LOUVEIRA: Conseg faz reunião no Burch

O Conseg – Conselho Comunitário de Segurança de LOUVEIRA, realizou uma nova Reunião Ordinária Itinerante, desta vez na Comunidade do Residencial Burch, na Igreja São Jose, onde o espaço foi gentilmente cedido pelo Padre Donizete. Como de costume estiveram presentes nessa reunião, além de moradores da região e comunidades vizinhas, alguns dos representantes da área de Segurança do município, quais sejam: o Delegado de Polícia de LOUVEIRA, Dr. Marcos Luchesi Farias, Cabos da Polícia Militar Marlene Costa dos Passos, Alissom Bruno Lucas e o  Comandante do Pelotão PM de LOUVEIRA, o 1ºSargento PM Sidnei Mendonça.

Objetivando uma apresentação do Conseg, o presidente Dimas Bessornia, discorreu sobre os princípios da Instituição, sua história  e estrutura administrativa para o biênio 2017 e 2018.   Enfatizou a importância da participação da comunidade juntamente com  Secretaria de Segurança, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal, trabalhando na troca de informações e desta forma atuar na prevenção para minimizando os índices de ocorrências criminais d LOUVEIRA.

Dentro dos princípios básicos do Conseg LOUVEIRA, que são baseados na visão laica e apolítica, dos cidadãos, onde se insere a ordem social, o Conseg oferece a todos os cidadãos uma ferramenta de participação e aprimoramento da sociedade através do direito à integridade física e à segurança de si e sua família. E isto está baseado nos preceitos fundamentais da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Discutimos assuntos de segurança da comunidade, identificando a existência de lideranças locais, incentivamos a agruparem-se legalmente e constituírem as Associações de Bairros, que são poucas na cidade. E que de forma ordeira, parceira, fazer suas reivindicações junto ao poder público”,  disse o presidente

Autoridades policiais,  incentivaram as pessoas a solicitarem o Boletim de Ocorrência (BO), que tanto podem ser feitos presencialmente na Delegacia, quanto o Boletim Eletrônico,  em caso de qualquer distúrbio da ordem pública ou incidente pessoal com terceiros… “pois somente assim poderemos dar seguimento às infrações penais, saberemos aonde estão os problemas mais significativos e poderemos alocar da melhor forma possível os recursos da PM na prevenção e na repressão à criminalidade”, afirmam as autoridades.

Sargento Mendonça, da PM, ainda aproveitou a oportunidade para demonstrar os índices de criminalidade da cidade, comparando o terceiro trimestre de 2017 com o do ano passado, explanando item a item aos aumentos e decréscimos. Ainda divulgou o edital de abertura do concurso para o quadro efetivo de pessoal. São 2.200 vagas abertas para Soldados. As inscrições no concurso deverão ser realizadas somente pela internet, no site da www.vunesp.com.br,  até o dia 6 de novembro de 2017. Para participar do concurso, os candidatos deverão comprovar formação de ensino médio completo, idade mínima de 17 e máxima de 30 anos, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no mínimo em categoria “B”, além de ter, descalço e descoberto, 1,60m de altura se homem e 1,55m de altura se mulher. O salário inicial do Soldado PMSP é de R$ 3.034,05.

No decorrer da reunião, foi dada a oportunidade aos representantes das Comunidades a se apresentarem e expor suas preocupações, reivindicações e sugestões para as autoridades presentes. Assuntos estes que por definição, têm o amplo apoio dos Conseg e os que não forem resolvidos durante a reunião, se plausíveis, são encaminhados para as autoridades competentes.

PORQUE EXISTE O CONSEG?

Nos tempos atuais, tanto o grau e a natureza da criminalidade, quanto o caráter dinâmico e exigente das comunidades, fazem com que a Polícia procure métodos mais eficientes e eficazes para prestar o seu serviço. É nesse contexto que encontramos a filosofia de Polícia Comunitária e participativa (aplicadas nas polícias japonesa e americana), uma alternativa para a prevenção de incidentes criminais, pois tem como premissa a parceria entre Polícia e a comunidade. Tendo isso em mente, o saudoso Governador de São Paulo, Franco Montoro, criou os Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg’s) nos idos de 1980″, explicou Dimas Bessornia, presidente do Conseg.

468 ad