LOUVEIRA: CONSEG SE REÚNE PARA DISCUTIR SEGURANÇA PÚBLICA 

Na quarta feira (13), aconteceu mais uma reunião mensal do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança de LOUVEIRA), no Auditório da Câmara Municipal. 

Estiveram presentes lideranças de vários bairros da cidade, os Conselheiros e os Agentes de Segurança Pública, incluindo o Chefe dos Investigadores da Polícia Civil, Paulo Stefani, Sargento PM Anderson Torres, Comandante da Guarda Municipal, José Capaci, bem como da presença do Secretário de Segurança Dr. Osvaldo Roberto Candido. Participaram também o presidente da Associação Comercial Durval Alides Cogo e a Conselheira Tutelar Djulia Feitosa da Silva.

Baseando-se em uma agenda pré-estabelecida, os agentes de segurança pública deram ênfase na preocupação com os números de ocorrências policiais no mês em curso, destacando duas tentativas de homicídios e aumento de casos de violências domésticas e estupros. A despeito da atenção a todos e quaisquer mal feitos, existe tambéma preocupação quanto as infrações de trânsito, especificamente sobre circulação de motocicletas irregulares e suas respectivas infrações das leis do trânsito. A Policia Militar (PM) informou que, sendo responsável pelo trânsito da cidade, passará a contar com o apoio, algumas vezes por semana, de motocicletas vindas ​do comando regional de Itatiba, bem como contará com a ajuda de uma viatura de Base Comunitária da PM. O Comandante da Guarda Municipal informouque compete a entidade a autuação quanto ao escapamento adulterado das motocicletascom base na Lei do Silêncio. As autoridades insistiram que os incidentes sejam reportados através dos canais oficiais de denúncias de ocorrências criminais, isto é, preferencialmente pelos telefones 190 da Polícia Militar ou 153 da Guarda Municipal. O Presidente da ACE (Associação Comercial em Empresarial) informou que deverá fazer reuniões com os comerciantes da cidade, quanto a conscientização da contratação de entregadores somente legalizados e com veículos regulares.

O Secretário de Segurança informou que dando seguimento a melhorias no sistema de monitoramento da cidade, quatro totens inteligentes para monitoramento por câmeras estão sendo instalados em pontos estratégicos. Disse também que em virtude da nova legislação, tais câmeras deverão ser também utilizadas para autuações de irregularidades no trânsito, baseando-se na Resolução Contran no. 909 de 28 de março de 2022.

Nossas reuniões tendem a se fortalecer cada vez mais no sentido de ajudar as Polícias na sua árdua missão de prevenir, combater e restringir o mal, e resgatar cada vez mais a ordem e a convivência saudável entre as pessoas. Não obstante, essa necessária e importante interação, a participação da comunidade ainda aparece de maneira emperrada e bastante lenta, pois se percebe que uma grande maioria da sociedade ainda não acordou para o fato de que segurança pública, para si e para sua família, faz parte do seu cotidiano em colaborar na administração da cidade. Tome-se, como exemplo, a dificuldade de juntar pessoas para participar, não só no processo de segurança pública, mas também nos existentes Conselhos Municipais, da Saúde, Educação, Tutelar, Idosos, nas Audiências Públicas da Câmara dos Vereadores, etc. Não estando esses processos funcionando com o apoio da população, e a contento, tudo acaba refletindo sobre o aumento da insegurança”, comentou o presidente do Conseg Louveira, José Dimas Bessornia

👉e-mail para contatos com o Conseg:  conseglouveirasp@gamil.com

(Da Redação FOLHANOTÍCIAS)

468 ad