LOUVEIRA: CONSELHO DE SEGURANÇA SE REÚNE COM REPRESENTANTES DA COMUNIDADE
Na noite de quinta feira (17) , ocorreu mais uma reunião mensal do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança de LOUVEIRA) no Auditório da Câmara Municipal.
Estiveram presentes membros de vários bairros da cidade, os Conselheiros e membros das lideranças de Segurança Pública, incluindo o Delegado de Polícia, Dr. Roberto Souza Camargo Jr., Sargento PM Anderson Torres. Contou ainda com aparticipação dos agentes de segurança municipais, Comandante da Guarda Municipal, José Capaci, Diretor da GM, Paulo Soares, bem como da presença do Secretário de Segurança, Osvaldo Roberto Candido. Participaram também a Secretária de Gestão Ambiental Rose Mary Celidoni, Secretário de Projetos e Programas Paulo Franzini, vereador Leandro Lourençon, o presidente da Associação Comercial, Alides Cogo, e a Conselheira Tutelar Djulia Feitosada Silva.
Seguindo a agenda pré-estabelecida foi dado ênfase na reforma da Delegacia, que está em fase final e será reinaugurada nesta sexta-feira (2). O delegado Dr. Roberto informou que existirá um local para triagem e o encaminhamento para o setor, de acordo com cada atendimento;exemplificando: sala de plantão, sala de assistência social e psicologia. Serão também criadas sala de brinquedoteca para as crianças que acompanham as mães e sala exclusiva para atendimento de mulheres vítimas de violência, além de modernização da sala de atendimento para registro do Boletim de Ocorrência. Esclareceu que a Patrulha Guardiã Maria da Penha é uma lei desenvolvida e aprovada pela Prefeitura e, em caso de necessidade, a mulher agredida será atendida pela Delegacia de Defesa da Mulher, que é um espaço físico dentro do próprio prédio. Foi também informada a reserva de uma sala para os advogados atenderem seus clientes. Agradeceu a Prefeitura que possibilitou a reforma e a todos que tiveram envolvimento direta ou indiretamente na reforma e na reequipagem.
As autoridades policiais apresentaram os números de ocorrências policiais, destacando que a cidade está vivendo um clima de normalidade com tendência de queda nos últimos meses, mesmo com o arrefecimento da pandemia em que os indivíduos teoricamente estão mais nas ruas, em contrapartida com as ações policiais realizadas. Concluíram que a preocupação persiste quanto a circulação de motos irregulares, suas respectivas infrações das leis do trânsito e as incidências de crime de estelionato com a utilização da internet. Uma vez mais insistem que os incidentes sejam reportados através dos canais oficiais de denúncias de mal feitos, isto é, preferencialmente pelos telefones 190 da Polícia Militar ou 153 da Guarda Municipal.
O secretário de Segurança informou que osistema de monitoramento da cidade está em processo de melhorias, as funcionalidades estão sendo reavaliadas e aquisição de novos equipamentos e treinamentos estão sendo realizados. Incidentes pontuais estão sendo combatidos e ações preventivas sendo realizadas para a sua não repetição.
Ainda, durante a reunião, à Conselheira Tutelar Djúlia Feitosa recebeu do Conseg a Menção Honrosa pelos relevantes serviços prestados à comunidade louveirense, assim como todas as demais conselheiras que formam a equipe. A Conselheira Tutelar recebeu o certificado da honraria, acompanhada dos Comandantes das Forças de Segurança de Louveira e do presidente do Conseg Dimas Bessornia.
A jornalista Josenita Rodrigues, membro do Conseg, fez uma apresentação sobre a questão da violência contra a mulher, em alusão ao 8 de março, Dia da Mulher, e enalteceu mulheres que fizeram história no pais e no mundo.
“Pedimos que todos os louveirense queparticipem e se envolvam com solidariedadee a não serem indiferentes quanto àsatividades que estão sendo desenvolvidas na Segurança Pública de Louveira e região, não esperando passivamente que os maus feitos prevaleçam sobre os bons. Com a reforma da Delegacia, hoje podemos dizer que temos uma instituição de primeiro nível, não somente pelas instalações e serviços que serão oferecidos, mas também à altura da qualidade de seus profissionais que lá trabalham. Concluo, dizendo que não é porque os números oficiais da criminalidadeindiquem que a cidade seja uma das mais seguras da região, que nada de novo deva ser feito e que não precisamos da comunidade unida, trabalhando na prevenção”, comentou o presidente do Conseg Louveira, José Dimas Bessornia
e-mail para contatos com o Conseg: conseglouveirasp@gamil.com
(Da Redação FOLHANOTICIAS)